Agrotóxicos são produtos formulados desenvolvidos com o intuito de reduzir as perdas de produção causadas por doenças e pragas. Logo, são produtos agrícolas importantes para que os produtores rurais possam fornecer alimentos saudáveis de maneira econômica. Mas apesar dos produtos fitossanitários serem de fácil aplicabilidade, seu uso de maneira contínua e errônea pode trazer prejuízos para os produtores. Por isso, é importante que a venda seja realizada seguindo algumas normas.
Conheça alguns dos principais cuidados que você deve ter ao vender produtos formulados em sua loja agropecuária:
Venda com receituário agronômico
No Brasil, a venda de agrotóxicos só pode ser feita com receita. É uma exigência legal, estabelecida pela Lei Federal nº 7.802/89, e a receita deve ser expedida por engenheiros agrônomos ou técnicos agrícolas. Ainda de acordo com essa lei, é de sua total responsabilidade os possíveis danos causados à saúde do produtor rural e ao meio ambiente caso a venda seja realizada sem receituário na sua loja agropecuária.
Cuidado ao armazenar produtos formulados
É preciso ter cautela também no armazenamento dos produtos fitossanitários na sua loja. Os locais têm que ter boa ventilação e estar protegidos de intempéries. Além disso, o lugar deve estar livre de qualquer tipo de contaminação e os recipientes de agrotóxicos não devem estar em contato direto com o solo, pois podem causar o umedecimento e corrosão. Deve-se também ter muita atenção ao empilhamento dos produtos.
Sua loja agropecuária deve manter uma relação detalhada do estoque de seus agrotóxicos, estando sujeita a multas e penalidades caso não o faça. Utilizar a tecnologia para auxiliar o armazenamento das informações sobre os produtos fitossanitários faz com que esse processo seja mais rápido e eficiente.
Ter atenção à classificação dos produtos formulados
Os produtos fitossanitários são classificados de acordo com seu grau toxicológico:
•Classe I: faixa vermelha — extremamente tóxico;
•Classe II: faixa amarela — altamente tóxico;
•Classe III: faixa azul — mediamente tóxico;
•Classe IV: faixa verde — pouco tóxico.
De acordo com a legislação e práticas sugeridas pelo MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, as lojas agropecuárias somente possuem venda livre dos agrotóxicos de classe III e IV. Os produtos das classes I e II têm venda controlada e não podem ser adquiridos em grande quantidade pelos comerciantes.
Possuir profissional habilitado
Você precisa ter em sua loja agropecuária um profissional legalmente habilitado. Além de passar as orientações corretas de aplicação, manejo e descarte de embalagens, ele será responsável também pelo armazenamento correto dos agrotóxicos e pela sua venda através do receituário agronômico.
Possuir todas as informações atualizadas sobre os produtos formulados
Todos os dados a respeito dos produtos formulados e de seus receituários devem estar sempre atualizados para que possíveis consultas possam ser realizadas sem problemas. Sobre os agrotóxicos, são diversos detalhes: nome do produto, data da venda, classificação de acordo com o grau de toxicidade, entre outros. Já com relação às receitas, sua loja agropecuária precisa ter todas elas arquivadas e relacionadas aos respectivos produtos.
Como são inúmeros detalhes, ter um software de gestão integrada próprio para o agronegócio para automatizar e otimizar o processo é um grande auxílio que permite a administração de todas as etapas da venda dos produtos fitossanitários e do armazenamento dos dados mais importantes para a revenda de insumos agrícolas.
Por isso, você deve se manter atento a todos os detalhes e normas para a venda dos produtos formulados. Vale ressaltar que os agrotóxicos destinados à agricultura orgânica possuem tratamento diferenciado na legislação brasileira.
E você, conhece mais algum cuidado que as lojas agropecuárias precisam ter ao vender agrotóxicos? Conte para nós.
Comments