top of page

5 DICAS PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DA SUA LOJA AGROPECUÁRIA


Aumentar a produtividade é um dos objetivos de qualquer empresa, de qualquer loja e de qualquer gestor, afinal, é daí que vem o seu sucesso e o seu lucro. Em uma revenda de insumos agrícolas o objetivo é o mesmo e com algumas dicas certeiras você pode melhorar o desempenho do negócio. Confira agora 5 boas práticas para você aplicar em sua loja agropecuária:


1 – Organize todas as tarefas que você tem a fazer

É fundamental ter organizadas todas as tarefas que você tem para que possa ter uma noção melhor de tudo que é preciso ser feito e para não correr o risco de deixar alguma coisa para trás — ou, ainda, uma tarefa incompleta. Por isso, organize o dia a dia da sua loja agropecuária em uma planilha, no celular ou em qualquer lugar ao qual você tenha acesso fácil e constante.

As tarefas podem ser organizadas de acordo com seus horários, com a sua prioridade ou mesmo de acordo com a rotina da revenda. Assim você tem um controle maior, sobretudo, do que você tem que fazer, quanto tempo tem para fazer, o que pode delegar para outro colaborador e o quão importante aquela tarefa é. Com organização é mais fácil ter foco, e o foco é o precursor da produtividade.


2 – Aproveite as sugestões dos produtores rurais e dos funcionários

Inovação e melhorias não envolvem, necessariamente, grandes investimentos. Às vezes, uma mudança simples já pode ajudar a melhorar a produtividade, as vendas e, consequentemente, o lucro na sua loja agropecuária.

Uma alteração no layout da loja, por exemplo, pode melhorar o ambiente dando mais praticidade para trabalhar dentro da revenda; oferecer novas formas de pagamento — como cartão, por exemplo — pode atrair novos clientes; criar promoções ou um prazo de entrega diferenciado são melhorias simples e que agradarão bastante seu cliente.

Ouça o seu time de colaboradores e especialmente os produtores rurais que fazem negócios com você, afinal, eles conhecem o seu negócio e entendem as carências do processo que podem ser resolvidas. Eles são os maiores interessados em te ajudar, pois isso significa vantagens para eles também.


3 – Seja diferente da concorrência

Ter um diferencial é fundamental, principalmente se você vive em uma região onde há bastante concorrência — vale frisar que o diferencial nem sempre precisa ser o preço. Procure estar sempre no mesmo patamar de qualidade que seus concorrentes (no mínimo), mas encontre um diferencial, seja o atendimento ao produtor rural, a localização, o ambiente ou os fornecedores de qualidade comprovada. Encontre aquele toque que vai destacar a sua loja agropecuária e invista nele, pois uma revenda bem posicionada no mercado terá uma equipe mais engajada, clientes fidelizados e uma rotina de trabalho bem mais produtiva.


4 – Negociação

Nem sempre é possível uma negociação mais aprofundada para alguns produtos de grandes marcas junto ao fabricante. Porém, para os produtos que não são “de grife”, procure negociar com seus fornecedores para conseguir um preço ou pelo menos um prazo que lhe permita competir melhor no mercado de revenda de insumos agrícolas. É bom também estar sempre atento às novidades lançadas no mercado e avalie a possibilidade de adquirir esses produtos antes da concorrência. Por isso, é fundamental criar um bom relacionamento com seus fornecedores e parceiros. Definindo o mix ideal de produtos que sua revenda deve manter o estoque, melhores serão seus resultados, otimizando o processo de vendas e deixando sua equipe afiada no trato com o produtor rural.


5 – Conte com a tecnologia

A tecnologia disponível atualmente tem contribuído para a melhoria da produtividade em todos os setores da produção rural e na revenda de insumos agrícolas. Para aumentar a produtividade na sua loja agropecuária, conte com um bom software de gestão integrado específico para o setor. Que contemple as particularidades e características necessárias para atender as exigências dos fornecedores e dos órgãos reguladores. Um sistema como esse deve ser fácil de utilizar além de oferecer segurança para a gestão da sua loja agropecuária, mais praticidade para o seu dia a dia e muito mais lucratividade para o seu negócio!

Como você tem aumentado a produtividade da sua revenda de insumos? Quer saber mais sobre software de gestão para sua loja agropecuária? Entre em contato conosco ou deixe um comentário em nosso blog!


COMPARTILHE

Comentarios


bottom of page