A gestão de custos nas fazendas é o ponto de partida para obter informações confiáveis sobre o processo de produção, estabelecimento de controles adequados e recolhimento de informações adequadas para a tomada de decisão. O produtor agrícola deve fazer uso de uma boa administração agrícola, independentemente da importância da sua exploração, bem como obter uma melhor compreensão dos resultados financeiros e também ter uma melhor compreensão dos custos da fazenda para determinar se deve continuar com as culturas atuais, se deve diversificar ou combinar arrendamento de terras.
Atividades agrícolas - Fatores da produção agrícola
A atividade agrícola tem quatro fatores-chave para a produção:
A- Terra
B- Trabalho
C- Capital
D- Negócios
A- Terra
Pedaço de terra que tem um determinado valor é o fator fundamental da atividade agrícola, uma vez que repousa sobre todos os outros fatores de produção materiais, animais e minerais.
B- Trabalho
Trabalho (contratado e/ou família), trabalho mecanizado, investigação e técnica
C- Capital
O capital determinas quais são os recursos econômicos e financeiros disponíveis ao produtor para realizar o processo de produção. Por exemplo. O dinheiro, propriedades, máquinas, etc.
D - Empresário agrícola
Pessoa que coloca os seus recursos financeiros e infraestrutura técnica para produzir na terra, com uma nova visão da agricultura, buscando alcançar melhores resultados.
Os custos agrícolas
Toda unidade de produção precisa de recursos financeiros para adquirir insumos e meios de produção, tais como sementes, fertilizantes, herbicidas, inseticidas, animais e alimentos da mesma, máquinas e equipamentos, instalações e edifícios, mão de obra contratada, etc.
Objetivos da gestão de custos nas fazendas
Quem é responsável pela gestão administrativa de uma empresa agrícola (fazenda) enfrenta a cada dia, ano após ano, a tomada de decisões. E o sucesso ou o fracasso de suas decisões depende muito da quantidade e qualidade das informações de que dispõe, no momento certo. E as principais informações para o efeito é conseguido usando os registros contábeis através de um software específico para o agronegócio.
Isto significa que o objetivo mais importante da gestão de custos é obter os dados necessários para desenvolver uma gestão eficaz da unidade de produção.
Para além do objetivo estabelecido acima, os registros contábeis são usadas para, entre outros, os seguintes objetivos:
Ajuda o administrador agrícola a obter crédito no sistema bancário;
Cumprir com os regulamentos fiscais no imposto de renda;
Permitir a comparação dos resultados do período com outras propriedades e safras anteriores;
Medir o progresso em um determinado período.
A gestão de custos nas fazendas também se aplica a outros fins, tais como informações necessárias e corretas para atender às exigências do pagamento do impostos trabalhistas e a ajudar o produtor agrícola a planejar a melhoria da infraestrutura de sua propriedade de acordo com os lucros obtidos na fazenda. Além disso, se pode obter as informações necessárias para fazer comparações entre períodos e determinar se erros futuros podem ser corrigido de acordo com a sua experiência, histórico climático e histórico de pragas da região.
E você? Tem feito uma gestão de custos eficiente no seu agronegócio? Compartilhe conosco nos comentários!
COMPARTILHE
Comments