O agronegócio vive um bom momento no Brasil, apesar da economia do país apresentar pouco crescimento. Por envolver áreas indispensáveis e substanciais na existência humana, essa área costuma sofrer menos, mesmo em momentos de crise. Mas isso não quer dizer que possa ser administrado de qualquer maneira, pois tem forte concorrência e exige inteligência administrativa para que o sucesso seja obtido.
No agronegócio é natural que o proprietário de uma revenda de insumos agrícolas, seja também um produtor rural ou prestador de serviços agregados a agricultura como a locação de implementos, análise de solos, dentre outros. Nessa situação, uma boa alternativa pode ser uma holding, mas você sabe ao certo o que é isso e quais vantagens oferece? Se ainda não, confira o post a seguir, e veja porque isso pode ser o que faltava para seu negócio decolar:
O que é?
Com origem legal no Brasil em 1976, uma holding nada mais é do que uma sociedade criada com o objetivo de administrar uma ou mais empresas (conglomerados). Ela serve para administrar e detém a maioria das ações ou cotas dos negócios que a compõem. Isso é muito comum pelo planeta, especialmente nas médias e grandes empresas, que através dela melhoram a estrutura do capital e buscam obter os diversos benefícios que ela pode trazer. Uma holding pode ser um tremendo diferencial e permitir uma atuação mais ampla e segura no segmento, dando uma forte vantagem competitiva.
Quais são as vantagens?
O agronegócio pode aproveitar diversas vantagens ao instituir uma holding. Não é por acaso que essa prática vem ganhando espaço e está chamando a atenção do ramo nos últimos anos. Sua criação pode ser benéfica, por exemplo, do ponto de vista fiscal. Nele, os empresários podem conseguir boa redução das cargas tributárias, buscando o retorno do capital sob forma de dividendos livres de tributação.
Também temos vantagens no aspecto societário, pois essa modalidade permite objetivar o crescimento do negócio, um planejamento mais preciso, controle mais amplo, administração do portfólio de investimentos do grupo empresarial. Além de possibilitar um ganho mercadológico, pois a holding representa um grupo empresarial de forma estruturada e homogênea, com consequente aumento das transações, resguardo dos interesses de seus acionistas através da interação de vários empreendimentos e negócios, melhor controle acionário com recursos restringidos, isolamento das dívidas de afiliados e foco no interesse comum do grupo.
Uma excelente solução
A holding tem como intuito solucionar ou minimizar bastante problemas administrativos, uma área que requer atenção especial no agronegócio. Com uma visão mais generalista, permite experiências mais profundas. A lei fiscal vigente dá vantagens para ela, permite resguardar melhor o patrimônio e evita conflitos sucessórios. Como Sociedade Simples Limitada, também não está sujeita à lei de falência.
A Holding soluciona com maestria uma série de problemas empresariais comuns, além de ter um perfil discreto e atual, que tem a cara do mundo moderno e passa confiabilidade e segurança para os clientes, fornecedores e até a concorrência.
Com a modernização do agronegócio, esse universo passa a também ter que observar quais soluções o mundo empresarial historicamente apresenta para uma atuação mais segura e precisa no ramo. A holding é uma possibilidade prevista por lei, com diversos benefícios e vantagens competitivas, podendo trazer soluções únicas para alguns tipos de problemas.
Já pensou em criar uma holding? Acredita que ela possa ser um divisor de águas para os seus negócios? Compartilhe nos comentários abaixo suas expectativas, opiniões ou experiências com o tema abordado!
COMPARTILHE
Comments