top of page

VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO CONTÁBIL


calculando as despesas contábil

Até pouco tempo atrás, era comum e até mesmo uma "tendência empresarial" criar departamentos internos de contabilidade nas Revendas de insumos agrícolas. Isso visava aproximar o processo e criar um ambiente propício para decisões ágeis. Com o tempo, ficou evidente que mesmo os mais competentes profissionais acabaram presos em rotinas internas, perdendo o foco em planejamento, atualização e inovação.

Atualmente, graças ao ambiente digital, o gestor pode visualizar e acompanhar o processo contábil a qualquer momento, independentemente da localização onde a escrituração ocorra. Certidões negativas e similares são acessíveis a todo instante, e com o advento do certificado digital, até mesmo as notificações de fiscalização são transmitidas online. Na realidade, não é mais possível disfarçar ou ocultar situações neste mundo tecnológico em que vivemos.


Contabilidade especializada

O resultado do cenário acima nos conduziu a um novo paradigma. Atualmente, é possível terceirizar a contabilidade com segurança, sem abrir mão do controle e da proximidade. Nesse contexto, várias Revendas de insumos agrícolas estão reavaliando a opção de manter uma contabilidade interna, buscando vantagens e novas oportunidades em escritórios de contabilidade e controladoria especializados no agronegócio. Alguns dos benefícios diretos incluem:

  • Liberdade quanto a prazos e arquivos relacionados a declarações;

  • Continuidade dos serviços independentemente de circunstâncias individuais dos prestadores;

  • Redução do risco operacional de multas e infrações por parte do escritório de contabilidade contratado;

  • Economia financeira com menor custo operacional para os serviços contábeis;

  • Facilidade de controle através de portal eletrônico e sistemas interativos;

  • Potencial para contar com uma contabilidade especializada no agronegócio, oferecendo serviços acessórios de consultoria e gerenciamento;

  • Acesso contínuo a novidades e atualizações do agronegócio, provenientes da formação, experiência e constante qualificação da contabilidade contratada;

  • Apoio da contabilidade especializada em decisões cruciais e no planejamento do agronegócio;

  • Maior foco no seu agronegócio tendo uma contabilidade especializada encarregada por suas rotinas contábeis;

  • Maior economia com sistema de informação, sem a imposição de usar um software específico para tratamentos contábeis abrangentes.

Assim, torna-se evidente que a parceria com um escritório de contabilidade especializado em serviços para o agronegócio proporciona eficiência, segurança e economia, permitindo que o gestor se concentre plenamente em seu agronegócio.

Este artigo foi escrito por Ranier Arruda, Contador especialista em agronegócio, diretor da CONVICTA CONTABILIDADE, empresa que atua fornecendo assessoria gerencial, administrativa e tributária para Agrorevendas e outras empresas do agronegócio.

Quer mais dicas sobre como gerir o seu agronegócio? Continue acompanhando o nosso blog

bottom of page