Crescer e manter a competitividade ao mesmo tempo pode não ser tão simples. Um dos desafios da gestão é manter a capacidade de sobrevivência do negócio a longo prazo, trazendo perenidade para enfrentar eventuais abalos do mercado, sustentabilidade, liquidez e ainda manter competitividade. Para te ajudar a crescer com controle, confira alguns dos aspectos principais a considerar para a melhoria da gestão de sua revenda de insumos agrícolas:
Os pilares da competitividade
Garantir a sobrevivência da revenda de insumos é uma meta diretamente ligada ao fato de manter a loja competitiva em meio ao mercado. Fazer o empreendimento crescer e garantir que ele opere satisfatoriamente traz significativas vantagens, mas também exige o acompanhamento, controle e aprimoramento dos processos.
A própria competitividade em si é uma condição sustentada por três pilares precisos: a gestão financeira, a gestão da carteira de clientes e a gestão de pessoal. Estruturar processos para aprimorá-los é condição fundamental para alcançá-la e para sustentar o negócio a longo prazo, mas antes é preciso que se saiba: o trabalho deve ser desenvolvido em cada um desses pilares.
Avaliar a estrutura da revenda de insumos
Avaliação é uma etapa imprescindível a qualquer tentativa de aprimoramento do processo de gestão. A distribuidora de insumos deve ser avaliada a partir de todos os elementos de sustentação da competitividade, examinando cada parte em busca de falhas ou comodismos. Um diagnóstico detalhado dos processos permite identificar pontos que devam ser trabalhados. Fazer da avaliação um hábito com alguma frequência (uma vez ao ano, por exemplo) é uma forma de tornar as melhorias constantes, viabilizando com certa continuidade as oportunidades de crescimento do negócio.
Pesquisas publicadas por empresas de consultoria no ramo do agronegócio indicam que, na maior parte das empresas de distribuição de insumos agrícolas, a utilização de um sistema avançado de gestão já é uma realidade comum, embora nem todas as lojas apliquem com eficácia as técnicas de gerenciamento que envolvam a elaboração de planejamentos estruturados e controle sobre o fluxo de caixa.
Avaliar honestamente como se dão todos os processos de gestão da revenda — quanto aos clientes, às finanças e ao pessoal — é o primeiro passo para tornar esses processos mais profissionais. É uma tarefa que pode e deve ser desempenhada pelo gestor, no entanto, é essencial que sejam usados relatórios com dados confiáveis como base. Isso possibilita a realização de análises mais realistas sobre a verdadeira situação da distribuidora.
Dados contábeis confiáveis e corretamente apurados com a ajuda do software de gestão representam indicadores de peso decisivo para a tomada de decisão do gestor. Através deles, é possível gerir fatores como margem de lucro, custos, liquidez, rentabilidade e lucratividade, entre outros. Concatenar os dados de forma coordenada é um passo para a maximização dos bons resultados.
Preparar planos de ação voltados para necessidades específicas dos clientes
Possuir planos de ação voltados para necessidades específicas dos clientes não é uma prática comum e as poucas revendas de insumo que adotam essa medida costumam se destacar entre as demais. Essa é mais uma questão que exige do gestor o conhecimento aprofundado do negócio que administra. Explorar a carteira de clientes implica traçar perfis e descobrir quais necessidades desses consumidores não estão sendo atendidas, ou mesmo quais podem ser ainda melhor supridas.
Aprimorar os processos
É uma iniciativa que traz benefícios até mesmo para a relação com os fornecedores. Isso porque eles estão mais exigentes e preocupam-se com a gestão eficiente dos produtos que são distribuídos. É do interesse dos fornecedores que as revendas alcancem processos de gestão mais eficientes e estruturados para um maior ganho de credibilidade diante do mercado consumidor.
Ter conhecimento sobre informações reais da empresa é a base para o aprimoramento dos processos, pois é o que abrirá possibilidades para que o gestor seja mais assertivo em suas decisões e também que seja capaz de elaborar planejamentos financeiros mais precisos, ainda que básicos, envolvendo as receitas e as despesas.
A ideia por trás do aprimoramento dos processos é administrar da melhor maneira possível os recursos da revenda agrícola, fazendo das mudanças o veículo principal para transformar a realidade da empresa e instituir mudanças que perdurem e levem o negócio a prosperar.
Ficaram ainda dúvidas sobre as melhores alternativas para a gestão da revenda de insumos? Deixe um comentário e participe!
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