Para que seu negócio seja gerenciado de forma adequada e você, revendedor agrícola, tenha certeza de que os resultados estão caminhando conforme o esperado, é necessário monitorar constantemente as métricas do negócio. Para realizar esse acompanhamento de forma eficiente em sua revenda agrícola, a definição de indicadores de agronegócio relativos aos resultados e ao desempenho é fundamental. Isso te ajudará a tomar decisões e também a realizar novos investimentos ou planejar melhorias nos processos de negócio. Para tornar esse processo todo ágil e simples, você pode ainda lançar mão de um software de agronegócio. Continue lendo este artigo para entender tudo em detalhes:
Como definir indicadores de desempenho nas revendas agrícolas?
Para a definição de indicadores ser uma ação estratégica assertiva, é fundamental que o gestor entenda profundamente sobre o seu negócio e tenha definidos seus objetivos e metas. Dessa forma, fica mais fácil determinar quais indicadores vão de encontro aos objetivos traçados durante o planejamento estratégico e como avaliar o desempenho das atividades diárias em sua revenda.
Quais são os indicadores mais relevantes para a gestão de sua revenda?
Para facilitar na definição de indicadores para sua revenda, separamos algumas das métricas mais relevantes para o seu negócio. Confira!
#1 Volume de vendas
Esse indicador demonstra a quantidade de mercadorias comercializadas durante um período de tempo determinado. Com a análise do volume de vendas, o gestor da revenda de insumos consegue realizar o planejamento de seu estoque para que não falte ou haja excesso de mercadorias estocadas.
#2 Fluxo de caixa
É fundamental manter controle sobre esse indicador, pois é com o fluxo de caixa que é possível analisar qual o efetivo ganho sobre cada item vendido. Com esse indicador, o gestor pode verificar se o faturamento da revenda está alto, assim como se as despesas estão elevadas. Nesse caso, o lucro gerado será ínfimo, ou até mesmo o negócio poderá estar operando em vermelho (sem dinheiro em caixa).
#3 Faturamento
Com o faturamento é possível entender o quanto a revenda está arrecadando por mês e se o valor é o suficiente para zerar as despesas e investir em outras áreas necessárias, como estoque, melhorias de processo, tecnologia, entre outros.
#4 Margem de lucro
A margem de lucro indica quanto o gestor da revenda de insumos agrícolas está ganhando sobre cada item dos insumos vendidos. Manter esse indicador sob periódico controle é fundamental para que se observe os lucros na mesma proporção em que se realize vendas. Em algumas situações, a revenda pode vender muito, porém, perde dinheiro quanto mais se vende devido a uma margem de lucro negativa.
#5 Rotatividade de estoque
A partir do indicador de rotatividade de estoque é possível determinar qual o tempo de vida de cada item que chega ao estoque, em outras palavras, quanto tempo o insumo leva para ser vendido após a chegada na revenda e ser adicionado ao estoque.
Quando a rotatividade de estoque é muito alta, isso significa que o volume de vendas está alto. Por outro lado, uma baixa rotatividade significa que os produtos estão passando muito tempo em estoque, o que causa redução na liquidez do negócio e imobiliza o capital. Por este motivo, é importante ficar de olho na rotatividade do estoque da mesma forma como se dá atenção ao número de vendas.
Após a definição desses indicadores, uma maneira eficiente e clara de monitora-los é por meio de um software de agronegócio. Ele permite o gerenciamento de todos os processos da sua revenda, desde controle de estoque, custos e vendas, até o relacionamento com os clientes, passando pelo planejamento, execução e avaliação.
Agora que você já sabe como definir indicadores para a gestão da sua revenda, quer saber melhor como gerenciar tantas métricas com o uso de um software? Fale com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas!
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