top of page

COMO DEFINIR UM MODELO DE GESTÃO PARA A SUA REVENDA DE INSUMOS AGRÍCOLAS


Todo empreendedor procura pelo melhor modelo de gestão para sua empresa, pois é através dele que se pode obter lucros e expandir sua atuação no mercado de trabalho. E são diversos os modelos de gestão que podem ser implementados na sua revenda de insumos agrícolas. Então, como escolher o melhor para o perfil do seu negócio?

Vale lembrar que cada revenda de insumos agrícolas é específica e precisa ser analisada e estudada antes da implementação do modelo de gestão. Por sua vez, esse modelo também possui características próprias, que devem ser utilizadas sempre, independente do tipo de revenda que você administra.


Como deve ser o modelo de gestão para minha revenda de insumos agrícolas?

Primeiramente, o modelo de gestão deve ter uma liderança comprometida, sempre buscando a excelência dos seus serviços. Produtos de qualidade levam o produtor rural a confiar na revenda, fazendo com que ela se destaque e possua qualidades que seus concorrentes não têm. Por isso, é importante que essa liderança seja capaz de direcionar com eficácia sua revenda de insumos agrícolas para o sucesso, sem deixar de levar em consideração a sustentabilidade e a satisfação do produtor rural, que garantem a sobrevivência da mesma.

A gestão da sua revenda deve sempre estar atenta às mudanças que ocorrem no mercado consumidor, buscando por conhecimentos e informações que possam nortear as tomadas de decisão. Com isso, a revenda poderá mostrar como as tarefas devem ser realizadas, garantindo que os funcionários realizem suas funções corretamente.


Mas qual o modelo ideal de gestão?

O modelo de gestão ideal não possui uma descrição exata de como deve ser implementado, com uma solução única de como resolver os problemas da revenda de insumos agrícolas e atingir o sucesso. Não é possível, aliás, encontrar uma única forma para os problemas de uma empresa, pois tudo depende da complexidade do problema. Somente conhecendo-se a questão, a gestão poderá utilizar técnicas e estratégias para encontrar a melhor solução possível, levando sempre em consideração a sobrevivência da sua revenda de insumos agrícolas e a satisfação do produtor rural.


Conheça o MEG

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) pode ser implementado em qualquer tipo de organização e possui características próprias que poderão auxiliar os líderes da sua revenda de insumos agrícolas. Como já dissemos anteriormente, os modelos de gestão não são receitas de bolo a serem seguidas: eles servirão como orientação para o líder da revenda tomar decisões e encontrar soluções para os diversos tipos de problemas.

Vale ressaltar que existem alguns fundamentos de excelência que devem ser utilizados para a implementação do modelo de gestão MEG em sua revenda de insumos agrícolas. Entre eles estão o pensamento sistêmico, onde a revenda precisa entender qual o tipo de relação existe entre os seus diversos setores e com o ambiente externo; a cultura de inovação, que está relacionada ao estabelecimento de um ambiente favorável ao surgimento de novas ideias; a responsabilidade social, que é a relação ética estabelecida entre os diversos produtores rurais com os quais a revenda se relaciona; e o desenvolvimento sustentável, sempre em busca da preservação do meio ambiente.

É importante lembrar que essa proposta é apenas uma dica, mas são diversos os modelos que podem ser implementados em sua revenda de insumos agrícolas. Alguns utilizam softwares de gestão modernos, que fazem com que o processo dos líderes seja mais rápido e realizado com maior precisão. Por isso, não deixe de pesquisar!

E você, já pensou em implementar um modelo de gestão em sua revenda de insumos agrícolas?


COMPARTILHE

Comentarios


bottom of page