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COMO GERENCIAR AS VISITAS TÉCNICAS DE SEU TIME COMERCIAL


O consumidor está cada vez mais exigente e espera muito dos produtos e serviços nos quais investe. Para os gestores de negócios é importante se adaptar a essa realidade e fazer um bom atendimento ao seu cliente, principalmente no caso de revendas agrícolas que possuem equipes comerciais que vão a campo se relacionarem com os produtores. Nesse tipo de negócio, é fundamental ficar atento e acompanhar de perto a qualidade do atendimento prestado, pois esses profissionais estão em contato direto com o consumidor. Sendo assim, precisam ser muito bem treinados e acompanhados para que o gestor consiga avaliar a efetividade do atendimento in loco e tomar decisões assertivas e rápidas.

A gestão comercial de equipes de campo influencia também nas vendas e consequentemente nos resultados de faturamento da sua loja. Por esse motivo é fundamental fazer o máximo para otimizar esses processos e padronizar o atendimento. Ações que vão desde o gerenciamento do tempo até o uso de tecnologia, como um software para agronegócio, podem impactar positivamente seu negócio. Confira algumas dicas que separamos para auxiliar nessa gestão:


#1 Gerencie o tempo de sua equipe

Gerenciar o tempo de trabalho dos seus colaboradores é vantajoso para todos, pois permite corrigir falhas e melhorar consideravelmente os resultados. Esse ponto é fundamental quando se tem uma equipe comercial muito grande, onde o risco de falhas é maior. A gestão do tempo é aliada do colaborador, pois ele consegue realizar suas atividades de maneira mais eficaz. Há benefícios também para o gestor, que aprimora a performance de seu time.


#2 Realize pesquisas de satisfação

Uma ação que pode auxiliar no monitoramento do atendimento de campo é realizar periodicamente pesquisas de satisfação com os produtores. Dessa forma, você consegue receber um feedback sobre o trabalho de seu time comercial diretamente dos seus clientes, facilitando a criação de ações para melhorar continuamente esse relacionamento.


#3 Defina indicadores

Os indicadores são aliados do gestor para um preciso monitoramento de resultados em sua revenda. Defina KPI's (indicadores-chave de desempenho) para a realização de uma análise objetiva do desempenho de seu time. Alguns indicadores amplamente utilizados para essa finalidade são os indicadores de Nível de Serviço, Tempo Médio de Atendimento (TMA) e Taxa de Resolução no Primeiro Contato ou Visita (FCR).


#4 Aposte em mobilidade e tecnologia

A tecnologia é uma forte aliada na gestão de visitas e atendimento in loco. Com o uso de smartphones e tablets equipados com um módulo de força de vendas específico para o agronegócio, as equipes comerciais são capazes de tomar decisões baseadas nas informações disponíveis em tempo real. Permitindo consultar tanto o histórico de vendas quanto o relacionamento com o produtor rural. Com essa funcionalidade, elimina-se a rotina de sempre ligar para a revenda ou ao gerente comercial solicitando informações corriqueiras ou até mesmo autorização para conceder descontos.

De maneira geral, a gestão de equipes em campo pode se tornar uma atividade com uma série de desafios a serem superados. Ao lidar com pessoas, é difícil prever as ações, controlar horários e definir o início e fim de seus serviços. Por esse motivo, existem soluções tecnológicas disponíveis para auxiliar os gestores de revendas agrícolas nesses desafios e contribuir para um atendimento mais eficiente de seus clientes.

E você, quais desafios enfrenta na gestão de sua equipe no trabalho a campo? Estamos disponíveis para tirar suas dúvidas e ouvir experiências. Entre em contato conosco!


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