top of page

GESTÃO NÃO INTEGRADA: FUJA DE UMA DAS PRINCIPAIS AMEAÇAS À SUA REVENDA AGRÍCOLA


O agronegócio é um dos esteios da economia brasileira por contribuir de forma decisiva para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) e, em especial, para os bons resultados da balança comercial que, em última análise, responde pelo posicionamento da nosso país diante das economias internacionais.

É natural, portanto, que a indústria de software se dedique a desenvolver para essa área da economia sistemas de gestão à altura do seu desempenho. As revendas agrícolas estão entre os grandes beneficiários de soluções de software específicas para o agronegócio, os softwares de gestão integrada (ERP).

Inicialmente, a área utilizava softwares dispersos, que iam sendo implementados nas revendas agrícolas conforme as necessidades se apresentavam, sem qualquer coesão entre eles. Alguns funcionários tinham o conhecimento de um ou dois, enquanto outros membros da equipe se especializavam em trabalhar com outros.

Ocorria que todos ignoravam o que os demais estavam fazendo, ou seja, as informações não eram canalizadas para lugar algum e perdiam-se nos processos. Em muitos casos, inclusive, essas soluções tinham sido desenvolvidas originalmente para empresas de outras áreas econômicas, como varejo e serviços em geral. Nem eram específicas para o agronegócio.


Gestão avançada para sobreviver

A primeira década dos anos 2000, entretanto, quando sobreveio a grande crise financeira internacional, iniciada nos Estados Unidos, gerou em todos os países atingidos em cascata a enorme necessidade de as empresas aperfeiçoarem seus sistemas de gestão para poderem sobreviver em um cenário de crise mundial. Em nosso caso, sabemos que o agronegócio brasileiro é fortemente influenciado pelas oscilações internacionais, uma vez que nossas commodities são negociadas diariamente em bolsas como as de Chicago.

Não bastassem as dificuldades internacionais e a insegurança diante do dólar, sobrevieram os problemas econômicos internos provenientes de uma gestão de políticas públicas equivocada do ponto de vista econômico e a insistência em sua continuidade. Hoje estamos onde estamos, diante de perspectivas de crescimento próximo a zero.

Voltando às revendas agrícolas brasileiras, infelizmente muitas delas ainda não se deram conta de que precisam gerir com eficiência caso queiram sobreviver. Elas não podem se atolar em retrabalhos internos e, principalmente, perder a qualidade de informações que estão sendo processadas, mas que não geram inteligência para o negócio.

O mesmo sistema que registra as faturas a serem descontadas deve mostrar, por exemplo, quem é o produtor agrícola cliente que está sendo cobrado, qual é a evolução do relacionamento entre ele e a revenda agrícola, etc... Isso significa que módulos comerciais e de relacionamento devem andar juntos, para que cobranças impertinentes, por exemplo, não gerem estresse desnecessário em clientes que a revenda deseja cultivar.


Sistemas ERP para o agronegócio

Somente um software de gestão integrado (ERP), específico para o agronegócio, é capaz de tratar simultaneamente de vendas, emissão de nota fiscal eletrônica, receituário agronômico e livros de resultados de safra, integração com principais fornecedores entre tantos outros aspectos que apenas são de interesse de quem trabalha na área, seja em produção, seja em revendas agrícolas. Sem o ERP, fica praticamente impossível gerenciar um empreendimento do agronegócio, especialmente no atual momento que o Brasil atravessa.

O aGrow é um software de gestão integrado (ERP) desenvolvido especificamente para o agronegócio. Ele usa tecnologia inteligente, que permite o gerenciamento de todos os processos da revenda de insumos agrícolas – do controle de estoque até o relacionamento com os clientes –, além de atuar no planejamento, na execução e na avaliação dos resultados.

Você que responde pela área administrativa de sua revenda, com certeza, vai querer evitar um dos principais motivos de fracasso de uma revenda agrícola, ou seja, a má gestão resultante do uso de softwares inadequados para o agronegócio. Você precisa estar capacitado para planejar e se precaver contra as ameaças que possam desestabilizar sua revenda, não é mesmo? Pois a saída é apenas uma: aprimorar sua gestão integrando todas as áreas.

Tome decisões com agilidade e segurança e aumente a margem de lucro de sua revenda. Conheça a solução ideal para o seu agronegócio.


COMPARTILHE

Comments


bottom of page