top of page

O USO DA TECNOLOGIA COMO TENDÊNCIA NAS PROPRIEDADES RURAIS


Os produtores rurais estão fazendo uso cada vez maior de tecnologia em suas propriedades, tanto para produção quanto para comunicação. A barreira existente em relação à inovação está ficando para trás e esses gestores estão buscando ficar conectados, pois já enxergam como a tecnologia agrega valor ao seu negócio e o mantém competitivo.


Uso da internet nas propriedades rurais

De acordo com uma pesquisa realizada com 2581 produtores no Brasil pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) em parceria com o IPSOS Media CT, o acesso à internet nos apontamentos de 1988/1999 era de 3% dos produtores, crescendo para 29% em 2003/2004, 30% em 2008/2009 e agora 39%. A maioria desses produtores faz uso das redes sociais, mas geralmente como finalidade de uso técnico, para pesquisas e disseminação de suas informações.


Perfil dos produtores no Brasil

Pela pesquisa, analisando o perfil dos produtores rurais brasileiros, pode ser constatado que 34% vêem na agricultura atividades que geram lucro, têm uma vasta experiência no setor e estão ligados a todos os tipos de novidades referentes ao segmento, além de participar de feiras e eventos.

Eles procuram estar sempre informados e implementar quaisquer novidades no que diz respeito a novas técnicas e tecnologias relacionadas ao agronegócio, percebem que inovação é essencial ao crescimento do negócio e para aumentar a rentabilidade. Além disso, 24% são vistos como mais antenados e imersos no mundo de novas tecnologias, pois fazem uso de serviços e recursos da internet com frequência, e se mantém informados sobre tendências, novos produtos, novas técnicas desenvolvidas ao agronegócio, não só em eventos relacionados ao setor.


Tendência na agricultura

As transformações no campo têm sido constantes, antes as pesquisas para acompanhar as modificações aconteciam em períodos maiores de tempo (oito anos) e para obter informações para os que ficam atentos às novidades do setor, o período diminuiu para quatro em quatro anos. Os produtores estão cada vez mais preocupados com a inovação no gerenciamento de suas fazendas, e a fase de se manter relutante ou conservar hábitos muito tradicionais, já passou. "A tecnologia poupa terra, trabalho e evita desperdício", nas palavras de Eliseu Alves, fundador da Embrapa. A saída para atender à crescente demanda de alimentos e melhorar a gestão das propriedades rurais é a inovação.

Diante de tantos números que comprovam que a tecnologia é uma tendência que está crescendo no agronegócio, fica difícil ignorar que o meio está ficando cada vez mais competitivo e os produtores rurais precisam inovar para garantir a qualidade de seus produtos frente aos seus concorrentes. A tecnologia é um recurso que veio para auxiliar o segmento do agronegócio, facilitando o trabalho dos produtores na gestão de suas propriedades.

Hoje, o agricultor consegue, por exemplo, monitorar sua plantação de formas diversificadas no conforto de sua casa, por meio de imagens de satélites e informações previamente armazenadas pelo produtor na quando estava na fazenda. Ele pode fazer todo o acompanhamento pelo computador.

Atualmente existem muitas facilidades para fazer com que o gerenciamento de sua propriedade rural seja mais simples e rápido. E você, tem alguma experiência para dividir conosco? Compartilhe suas dúvidas e comentários!


COMPARTILHE

Comments


bottom of page