top of page

OS 5 MAIORES INIMIGOS DO PRODUTOR RURAL NA GESTÃO AGRÍCOLA


O consumo de alimentos continua aumentando e a demanda por maior qualidade e melhores práticas do campo bate à porta do produtor rural. Com isso vem a crescente preocupação de melhoria no planejamento e na gestão agrícola e os produtores enfrentam dia após dia alguns obstáculos, que nem sempre são possíveis de serem controlados pela ação do homem.

Como informação e conhecimento são os subsídios necessários para que possamos nos preparar para os desafios do agronegócio que eventualmente teremos que enfrentar, separamos aqueles que podem ser alguns de seus maiores inimigos como produtor rural na gestão de sua propriedade. Assim, torna-se mais fácil identificar ações que ajudem a minimizar os efeitos negativos que esses problemas podem ocasionar no dia-a-dia de sua fazenda. Confira:


#1 Mudanças climáticas

Com certeza esse é um fator que sempre existiu e sempre existirá na lista de preocupações dos agricultores. Está fora do alcance humano o poder de alterar as condições de clima, ocasionar chuvas, alterar as temperaturas. Não ter conhecimento prévio sobre as condições climáticas pode ocasionar grandes prejuízos ao produtor. A boa notícia é que hoje existem tecnologias e ferramentas que auxiliam o produtor a não se tornar refém das adversidades climáticas. Além disso, vale ficar sempre de olho nas previsões meteorológicas.


#2 Controle de pragas

A preocupação com a segurança biológica é crescente, principalmente com a questão das importações e exportações. Por esse motivo, os produtores sempre devem estar atentos à legislação e gerenciar o controle de pragas e contaminantes em sua plantação. Cresce também a preocupação do consumidor em relação à alimentação mais saudável, o que faz com o que os produtores busquem alternativas mais orgânicas de controle de pragas e redução do uso de defensivos agrícolas.


#3 Gerenciamento de mão de obra

A mão de obra de qualidade tem se tornado um grande desafio no setor do agronegócio. Os produtores estão tendo dificuldades em encontrar pessoal especializado para o trabalho no campo em atividades que envolvem: operações de máquinas (que exigem formação adequada), funções técnicas e também tecnologia no campo, que vem sendo amplamente utilizada no segmento para melhoria das atividades rurais. Hoje em dia é necessário formação e capacitação para as funções, e os produtores encontram dificuldades em selecionar profissionais preparados para preencher essas lacunas.

Além disso, o produtor também precisa se preocupar com o gerenciamento de pessoal e recursos, o que pode interferir na gestão de seu tempo, que poderia estar sendo ocupado em outras atividades que geram valor.


#4 Demanda

A demanda por alimentos é inelástica, ou seja, não sofre efeitos perante a crise. Sendo assim, o produtor se preocupa constantemente com a sua produção, em ser capaz de suprir a busca pelo produto sem ser afetado pelos fatores citados anteriormente.


#5 Concorrência

Além de todos os fatores acima, o produtor ainda se questiona constantemente em relação à concorrência: "será que meu produto é melhor?", "qual o meu diferencial?", "serei capaz de me manter no mercado frente à concorrência?". Essas são questões que qualquer gestor de uma propriedade rural está se perguntando. É importante ter esses questionamentos em mente, pois, assim, o produtor se motiva a estar sempre desenvolvendo sua gestão e seus processos para melhoria da qualidade de seus produtos, garantindo assim sua sobrevivência no mercado.

Quer mais dicas para superar os desafios do agronegócio? Aprenda agora como atingir bons resultados na gestão agrícola.


COMPARTILHE

Comentários


bottom of page