As pragas são o pesadelo de qualquer produtor agrícola, e não é para menos! Segundo uma pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a cada ano perde-se cerca de 20 a 40% dos rendimentos globais de cultura em consequência dos danos causados por pragas em propriedades agrícolas.
É importante que o produtor rural encontre maneiras de enfrentar pragas e a melhor solução para acabar com essa epidemia é a prevenção. Conheça alguns passos para preparar sua propriedade agrícola para enfrentar pragas e coloque-os em prática agora mesmo!
Manter a propriedade agrícola saudável
A propriedade agrícola, assim como o corpo humano, está sujeita a doenças. Se ela está debilitada, os organismos patógenos podem se instalar, atacar e reproduzir com mais facilidade. Muitos produtores rurais aplicam agrotóxicos em sua lavoura com o intuito de eliminar as pragas, sem levar em conta que isso pode causar um desequilíbrio ainda maior no metabolismo da plantação.
Por isso, deve-se pensar no equilíbrio ecológico como um todo. O solo deve ter boas condições para que as plantas estejam bem nutridas e não adoeçam com facilidade, estando mais resistentes às pragas.
Ninguém melhor que o engenheiro agrônomo para dar as melhores orientações de como manter o equilíbrio na propriedade. Uma consultoria técnica é fundamental.
Evitar contato com outras propriedades agrícolas
As pragas podem chegar às lavouras por diversas maneiras e, por causa disso, seu controle apresenta inúmeras dificuldades. É preciso evitar que ela atinja a propriedade agrícola a qualquer custo e não ter contato com outras plantações que podem estar infectadas deve ser uma medida de cautela dos produtores rurais. Mas mesmo tomados todos os cuidados necessários, as epidemias podem ser transportadas acidentalmente através de um carrapicho grudado na roupa ou a lama presa no sapato, por exemplo. Fique atento a isso, pois, ao evitar o contato você estará protegendo sua lavoura!
Melhoramento preventivo
É uma ideia antiga para prevenir as pragas e bastante eficiente. O melhoramento preventivo tem como objetivo desenvolver uma variedade de plantas que possuam resistência genética às pragas de alto risco para a atividade agrícola. O Brasil, além de buscar soluções para as epidemias já instaladas, se esforça para desenvolver plantas resistentes a epidemias que ainda não entraram efetivamente em nosso território.
Gerenciar os recursos
Além de medidas práticas para enfrentar pragas, o produtor rural deve saber gerenciar seus recursos. Como isso está ligado ao controle de pragas? Todas as medidas que devem ser tomadas para enfrentar epidemias acarretam gastos, portanto, é importante que se tenha capital para isso, especialmente em épocas de crise — quando o lucro é menor e a necessidade de combate às pragas continua a mesma. Esse é um gasto que não pode deixar de ser contabilizado em investimentos futuros!
Investir em tecnologia
Para auxiliar no controle dos recursos gerados pela propriedade agrícola, os produtores rurais podem utilizar softwares específicos para o agronegócio . Eles permitem a administração de todas as atividades da propriedade, como suas aplicações. Também é possível acompanhar o histórico de pragas de safras anteriores naquela roça/região. A análise do previsto x realizado de agrotóxico é fundamental para o fechamento da lavoura. O controle de nutrientes aplicados diariamente (NPK) é fundamental para uma prevenção/combate eficiente. Assim, será mais fácil futuramente controlar os gastos e armazenar capital para enfrentar pragas.
A prevenção não é uma tarefa fácil. Além de evitar que as epidemias entrem na propriedade agrícola, é preciso ter uma plantação sadia. Por isso, deve-se utilizar todos os recursos disponíveis para enfrentar pragas e proteger a sua lavoura.
Como está sua lavoura? Conte para nós aqui nos comentários!
COMPARTILHE
Comments