top of page

TEM UMA REVENDA DE INSUMOS AGRÍCOLAS FAMILIAR? TEMOS 6 DICAS PARA O SUCESSO DO SEU NEGÓCIO.


Algumas pessoas podem pensar que empresas familiares tenham alto grau de informalidade e por isso não costumam ficar bem no mercado. Porém, é justamente o contrário: os valores e o comprometimento muitas vezes são maiores do que em outras organizações, e sua revenda de insumos agrícolas familiar pode ser um sucesso entre os produtores rurais. A única coisa que você não pode fazer é cometer alguns erros que as organizações familiares costumam fazer. Que tal ver algumas dicas para ter sucesso em sua revenda familiar? Acompanhe!


Não privilegie os parentes

Existem vários fatores envolvidos na promoção de parentes e no preenchimento de cargos de seu negócio familiar. Normalmente, há mais confiança nas pessoas e se gasta menos com essas contratações, porém, a qualidade dos serviços e a capacidade como funcionário nunca podem ser esquecidas. Não coloque em sua revenda de insumos agrícolas parentes que não mostrem as habilidades necessárias para ocupar determinados cargos. Isso será, inclusive, um exemplo ruim para os outros colaboradores da sua equipe.


Não centralize demais o controle

Vale a pena dar crédito aos funcionários e descentralizar um pouco o poder em sua revenda de insumos. Delegue funções aos poucos e, à medida que as tarefas forem sendo cumpridas de maneira adequada, vá delegando mais e mais afazeres de responsabilidade e decisões de alta importância — e dê feedbacks sempre que for necessário.


Não misture suas finanças pessoais com as da revenda

Suas contas domésticas e os fluxos de receitas e despesas de sua revenda de insumos agrícolas devem, obrigatoriamente, correr em separado. Do contrário, você pode se perder quando tentar analisar as finanças do negócio, correndo o risco de deixar contas em aberto ou até de perder recursos pessoais. Mantenha uma conta para sua revenda e determine uma retirada mensal para você, sob a forma de salário ou pró-labore.


Planeje seu futuro

Muitas revendas de insumos agrícolas às vezes pecam em não inovar e não ter um planejamento básico para o futuro. Não fique arraigado na ideia de simplesmente aprender com os erros: elabore um plano de metas e prazos para serem alcançadas, analise os resultados e veja onde é viável aperfeiçoar o negócio. Inove!


Invista na qualificação de seus talentos

É fundamental que você premie as pessoas pelos bons resultados e lhes dê espaço dentro da organização conforme suas habilidades e competências. Mesmo que o funcionário não seja um parente, pode valer a pena que ele faça um curso ou prossiga adiante em sua profissionalização e na maior busca de conhecimentos. Incentive seus talentos, financie a aquisição de processos, treinamentos e técnicas novas.


Prepare os líderes que vão substituí-lo

Pode não ser o momento agora, porém, mais cedo ou mais tarde, você terá que pensar sobre quem vai sucedê-lo na gestão da sua revenda de insumos agrícolas familiar. Não é uma simples questão de passar o batente para um dos filhos: é essencial que você prepare a pessoa que vai tomar o comando do negócio a fim de não colocar em risco, tudo o que foi construído.

Ainda que seu negócio esteja começando ou ainda não seja tão conhecida no mercado, sua revenda de insumos agrícolas familiar pode conquistar grande sucesso entre os produtores rurais. Aposte no bom atendimento e na prestação de bons serviços que haverá boas oportunidades para chegar lá.

O que você tem feito para garantir o sucesso da sua revenda familiar? Tem boas dicas de gestão para compartilhar conosco? Deixe o seu comentário e participe da conversa!


COMPARTILHE

bottom of page