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VALE A PENA TER UM PARCEIRO NO AGRONEGÓCIO?


No atual cenário de mercados altamente competitivos, estabelecer boas relações e cultivar clientes de longa data é um diferencial incrível para o sucesso de sua Agrorevenda. A competitividade cria um ambiente repleto de oportunidades, mas também representa uma ameaça para aqueles que não estão preparados para enfrentar os desafios. Mesmo em um setor como o agronegócio, onde há um momento favorável, a profissionalização é fundamental para impulsionar os resultados e uma das maneiras de alcançar esse objetivo é através de parcerias estratégicas.

No caso dos revendedores de insumos agrícolas, a relação com os fornecedores é essencial, pois é por meio dessa parceria que os revendedores fortalecem sua posição no mercado e expandem sua base de clientes. Neste artigo, vamos explorar as vantagens de ter um parceiro no agronegócio e como isso pode potencializar e transformar as atividades da sua Agrorevenda.


A importância da profissionalização

O Brasil alcança recordes anuais de produção devido a uma cadeia produtiva qualificada e tecnologicamente avançada. Mesmo em períodos de crescimento mais lento, o agronegócio está caminhando para uma maior profissionalização em todos os elos da sua cadeia produtiva: produtores, empresários rurais, profissionais do setor agrícola, agrônomos, zootecnistas, veterinários e revendedores agrícolas.

Inicialmente, investir pode parecer oneroso e desnecessário, mas a máxima do campo que diz "é preciso cuidar da terra e preparar a colheita" se aplica perfeitamente aos produtores e revendedores de insumos agrícolas. Uma terra bem cuidada e fértil resultará em uma colheita abundante, mas é necessário paciência e dedicação.

Além disso, muitas vezes é vantajoso estabelecer parcerias no mercado para aproveitar os avanços, pois isso contribui para o aumento da profissionalização. Através dessas parcerias, é possível oferecer mais serviços e produtos, além de otimizar processos sem necessariamente aumentar os custos.


Atenção à contabilidade ao buscar parceiros

Antes de estabelecer parcerias, é importante ter uma visão clara da situação atual da sua revenda de insumos agrícolas. Especialmente no que se refere aos aspectos contábeis, é crucial que os dados sejam apurados corretamente e de forma profissional, para obter indicadores confiáveis para análise. Margem de lucro, custos, liquidez, rentabilidade e lucratividade são apenas alguns exemplos.

Com esses dados em mãos, o revendedor agrícola poderá elaborar apresentações e relatórios sobre sua revenda para possíveis parceiros, estabelecendo uma relação de parceria com transparência. Além disso, esses dados e sua análise direcionarão a busca por parceiros, pois ao identificar em quais áreas a revenda tem um desempenho sólido e onde precisa melhorar, torna-se mais fácil selecionar empresas ou cooperativas que sejam compatíveis. É importante buscar parceiros que compartilhem das mesmas ambições, mas que também possuam uma contabilidade sólida e se apresentem como opções seguras de parceria.

A gestão de negócios no setor agrícola está cada vez mais próxima da realidade do campo, proporcionando oportunidades para aqueles que estão melhor preparados alavancarem suas empresas. Nesse sentido, as parcerias podem ser o elemento diferenciador entre uma revenda agrícola bem-sucedida e aquela que fica para trás.


Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências na gestão da sua revenda! Estamos aqui para ajudar e trocar conhecimentos.


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