Desde a década de 70, os produtores rurais brasileiros, mais especificamente os agricultores, começaram a ver sua renda se elevar com o trabalho no campo. Naquela época, por incentivo governamental e aumento das áreas produzidas, eles começaram a ver os resultados de muito trabalho. Esse é um dos motivos para, hoje, verificarmos a classe produtora como uma força econômica.
Atualmente, os produtores rurais têm um maior poder aquisitivo, o que representa uma valiosa oportunidade para aumentar as vendas em seu negócio de revenda de insumos agrícolas. No artigo de hoje falaremos sobre como o marketing pode ser uma ferramenta eficiente para que seu negócio tenha destaque no mercado.
Pesquisa
O gestor da revenda de insumos agrícolas precisa, primeiramente, entender o produtor rural. Se fosse há algumas décadas, bastavam dois dos quatro “P’s” do marketing para fechar um negócio, ou seja, somente “produto” e “praça” garantiam a venda. Com o aumento do número de concorrentes e a melhoria e diferenciação dos produtos, o processo ficou mais complexo, pois, com mais opções e poder de compra, o produtor rural pode — e deve — ser mais exigente quanto ao que e onde comprar os insumos necessários para a sua propriedade.
Por isso, entendê-lo é essencial, e esse entendimento é feito por meio de uma pesquisa de campo, com questionários preestabelecidos para que, com a mensuração das respostas, seja possível compreender o que o produtor quer e o que a revenda pode oferecer para suprir essa necessidade.
Encantamento
Depois de compreender os interesses e necessidades do produtor, o gestor da revenda saberá como atraí-lo para o seu estabelecimento. Um dos métodos mais eficientes para isso é o dia de campo. Geralmente realizado por fabricantes de insumos e montadoras de maquinários, os dias de campo são formas eficientes de encantar o produtor rural. Isso porque a atenção do produtor estará toda voltada para a revenda, em que o gestor do empreendimento poderá apresentar a qualidade de seus produtos e terá tempo para discutir sobre o leque de opções para solucionar os problemas do produtor. Nesse momento, é possível dar brindes e divulgar um canal de contato direto com o produtor, como um site ou páginas nas redes sociais, por exemplo.
Preço
O preço dos produtos é um fator de extrema importância no ramo de insumos agrícola, já que não é muito comum o uso de promoções nesse tipo de negócio. As promoções não são comuns devido à margem de lucro (que, dependendo do produto, não é muito alta) e aos custos em logística, já que, como as revendas de insumos agrícolas necessitam estar próximas às lavouras (ou seja, longe dos grandes centros produtores), é mais caro fazer o transporte.
Um preço mais atrativo é uma forma interessante de se diferenciar dos concorrentes e pode ser um passo eficiente para a conquista do produtor. Desde que não prejudique a saúde da revenda, fazer promoções pode resultar em uma atração eficiente.
A promoção pode ser feita em escala, como quando o produtor compra uma grande quantidade de determinado insumo (e tendo desconto ao final da venda), ou em frequência. Neste caso, o gestor da revenda de insumos agrícolas pode dar um desconto ou simplesmente a gratuidade de determinado insumo, caso o produtor rural alcance certa cota de consumo, isto é: a cada tonelada de fertilizante que adquira, os próximos 50 quilos são gratuitos, por exemplo.
Fidelização
A sua revenda de insumos agrícolas deve ser pensada, primeiramente, como um ambiente diferente dos concorrentes, ainda mais porque, salvo raras exceções, os produtos são praticamente iguais e propõem os mesmos resultados para a lavoura ou o pasto. Com essa ideia de diferenciação, ou seja, inovando no atendimento e na entrega dos produtos, o primeiro passo para conquistar o produtor rural será dado, o que pode resultar no início de uma fidelização revenda-produtor. E, como se sabe, um consumidor fiel representa vendas frequentes.
Colocando essas dicas de marketing em prática, atrair os produtores para o seu negócio de revendas de insumos agrícolas pode se tornar muito mais fácil! Seguindo esses quatro passos, as vendas de seu negócio aumentarão e o nome da sua marca se consolidará no mercado.
E você, já utiliza alguma dessas estratégias de marketing em sua revenda de insumos agrícolas? Deixe sua opinião nos comentários!
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