O agronegócio sempre teve um papel fundamental na economia brasileira. E, ao contrário do que previam os menos otimistas, ele continua firme e forte gerando empregos e bons lucros para quem sabe aproveitar as oportunidades. No entanto, a concorrência está cada vez maior e é preciso diferenciar-se na hora de conquistar os clientes, especialmente o produtor rural.
O objetivo de desenvolver sua revenda de insumos agrícolas num agronegócio pujante pode ser alcançado de muitas formas, mas mais importante do que atrair compradores de forma indefinida, é conquistá-lo de vez e mantê-lo fiel ao seu agronegócio. São eles que irão propagar seus produtos e serviços, bem como continuarão a fazer negócios com sua agro revenda por muitos e muitos anos. Quer descobrir como fazer isso? Confira o artigo a seguir:
Conheça o produtor rural
O primeiro passo para conquistar um cliente, é conhecê-lo. No caso do produtor rural, com tantas nuances e detalhes, isso se torna ainda mais primordial.
É preciso estar pronto para oferecer os produtos e serviços certos e que de forma antecipada, supere suas expectativas. O que naturalmente irá mostrar à esse cliente que sua revenda agrícola tem potencial para atender à sua demanda.
Faça pesquisas, leia sobre o tema, converse com clientes e interessados e você verá que sua visão pode estar um pouco deturpada em relação ao que o mercado espera de você. Novas ideias surgirão e você poderá se adaptar, aumentando a qualidade do seu produto ou serviço e inovando sempre.
Promova experiências positivas
Na maior parte do tempo, a venda de qualquer serviço ou produto envolve muitas etapas. No mundo do agronegócio mais ainda, pois o produtor rural tem suas características individuais. Desde a compra até o recebimento, o cliente deverá passar por uma experiência positiva, afinal de contas, sua concorrência está louca para levá-lo de você. A regra é investir maciçamente numa boa relação. Olhos atentos para oferecer um bom atendimento, recebimento de críticas, disposição para colaborar e muito mais. Numa época onde tempo vale ouro, ser rápido também é fundamental: reveja seus processos e esteja mais do que em dia com sua logística. A comunicação deve ser clara e sincera. Dessa forma, você vai deixar a melhor impressão possível e poderá ver que um cliente satisfeito rende muito mais negociações.
Promova o seu negócio
Propaganda é a alma do negócio, já dizia o velho ditado. E isso continua sendo um fato. Uma loja agropecuária também requer investimento em campanhas proveitosas de marketing e não é porque o agronegócio é tido como uma área das mais tradicionais que você deve abrir mão da tecnologia para te ajudar na divulgação.
Comunique-se no mesmo idioma dele
O agronegócio é cheio de peculiaridades e tem quase um vocabulário próprio. Para conquistar o produtor rural, você precisa falar a mesma língua que ele, conhecendo as expressões e palavras habituais do meio. Ele precisa sentir que está lidando com alguém que entende mesmo da sua área, bem como de suas necessidades e anseios.
Trate o cliente pelo nome
Quando a relação estiver começando, você precisa mostrar interesse real naquele consumidor. E uma maneira simples e efetiva (e sem custo) de fazer isso é chamando ele pelo nome. Isso mostra que você tem apreço por aquele cliente e sabe quem ele é, estreitando sua relação profissional e ajudando a ganhar sua confiança.
Conquistar o produtor rural pode não ser tarefa fácil, mas vai trazer o retorno que você precisa para sua empresa. Portanto, valorize seus clientes e atenda às suas demandas da forma mais satisfatória possível. Seja sempre proativo e faça tudo o que estiver ao seu alcance para agradá-los e mantê-los fiéis!
Tem dúvidas ou sugestões sobre como conquistar o produtor rural? Deixe um comentário para nós e compartilhe sua opinião!
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