top of page

5 ESTRATÉGIAS PARA NEGOCIAR COM O PRODUTOR RURAL


Saber como negociar os produtos da sua revenda de insumos agrícolas é essencial para que você obtenha melhores resultados e possa atrair e fidelizar mais produtores rurais, aumentando assim o número de visitas e vendas. Para tanto, é preciso se preparar e buscar o maior número de informações sobre estratégias para negociar, técnicas de vendas e temas relacionados, como comunicação interpessoal, por exemplo.

Para facilitar sua busca por esse conhecimento, separamos 5 estratégias para negociar com o produtor rural que vão ajudar no seu dia a dia e melhorar o desempenho das suas vendas ao longo do tempo. Acompanhe!


Conheça bem o seu mercado

Não há como negociar preço e qualidade sem conhecer bem o mercado de insumos agrícolas. Quando o produtor rural chega até sua revenda ou recebe sua visita, ele quer boas opções, espera que você possa ajudá-lo a identificar o melhor produto para ele, e você só consegue fazer isso se puder e souber comparar produtos, analisar preços e definir o melhor custo-benefício.


Conheça também o produtor rural

Uma das melhores estratégias para negociar bem com o produtor rural é conhecê-lo. Mas não nos referimos a saber seu nome, seus dados cadastrais e onde vive, mas ter um perfil completo dele, preferências, marcas, histórico de compras e valor gasto mensalmente, por exemplo. Com essas informações você pode criar melhores estratégias para negociar com cada produtor que procurar a sua revenda de insumos agrícolas. Verifique se o software que você usa armazena estas informações de forma organizada e te dá subsídios para gerenciar melhor seu relacionamento com o produtor rural. Quem tem informação de qualidade está sempre um passo à frente.


Ouça o produtor rural para entender a sua real necessidade

Concentre-se em resolver o problema do cliente. Ao invés de partir para o ataque e oferecer o insumo que acabou de chegar, o que rende maior margem de lucro, ouça o produtor para entender do que ele realmente precisa. Muitas vezes o produtor não sabe expressar exatamente o que quer, então procure saber qual é o problema que ele pretende solucionar e, então, ofereça as melhores alternativas. Assim você terá como negociar mais facilmente, pois terá informações valiosas para atender bem ao produtor rural e as vendas serão fechadas naturalmente.


Nunca tente levar vantagem na negociação

O bom negociador é aquele que sabe que só manterá o produtor rural fiel à sua revenda de insumos agrícolas se for justo, ou seja, não tentar levar vantagem na negociação. Para finalizar uma boa negociação é preciso que você e o produtor se sintam satisfeitos com a compra e a venda. Portanto, pratique preços justos, ofereça produtos de qualidade e use o poder da persuasão para levar o produtor rural a escolher o melhor insumo para ele, independentemente do preço.


Cumpra o que promete

A velha “máxima” que nunca sai da moda: Ninguém é obrigado a prometer, mas se prometeu, é obrigado a cumprir. Na empolgação da venda, você pode cometer o equívoco de prometer algo que não pode cumprir, comprometendo sua credibilidade com o produtor rural. Sendo assim, limite-se às suas possibilidades e, caso não tenha como atender ao que o produtor rural pede naquele momento, seja sincero. Duas estratégias de negociação que nunca falham é a transparência e a honestidade. Sendo sincero, você será respeitado pelo mercado, conquistará a confiança do produtor rural e o manterá fiel à sua revenda de insumos agrícolas.

Você usa alguma dessas estratégias para negociar com os produtores rurais da sua região? Tem alguma outra dica para aperfeiçoar os resultados da sua revenda de insumos agrícolas? Fique à vontade para deixar seu comentário!


COMPARTILHE

bottom of page