Investir em qualidade e criar um produto ainda melhor pode significar ter que aumentar preços. Para o empresário, isso parece simples e fácil, mas os clientes não observam com tanta passividade essa relação qualidade x preço.
O preço é um dos fatores essenciais para o sucesso do empreendimento, pois garante o lucro da revenda e influencia o comportamento do cliente em relação ao produto. Às vezes, torna-se simplesmente impossível sustentar um valor que com o tempo possa causar prejuízo ao fluxo de caixa e impedir investimentos do empresário, fatos que o comprador ignora com frequência.
No entanto, é possível corrigir o valor da mercadoria sem que o consumidor sinta incômodo. O tema parece espinhoso, mas, com as soluções corretas, a situação é imediatamente contornada. Aprenda neste artigo como ajustar o preço na sua loja agropecuária sem perder bons clientes!
Precisa mesmo aumentar o preço?
A criação da tabela de preços deve levar em conta o custo de aquisição e o valor médio apresentado pela concorrência. Formular o preço correto é muito importante, pois configura o primeiro passo para a lucratividade e a competitividade de quem trabalha com produtos agrícolas.
Verifique se a sua loja demanda um real ajuste do valor cobrado ou se há formas mais eficazes de garantir o superávit do balanço financeiro. Aprimore e reduza os custos dos processos internos da sua loja agropecuária, desde a administração de funcionários até encargos financeiros, com softwares de gestão. Essa ferramenta te dará subsídios para as melhores decisões a tomar.
Enfim, repassar os custos de produção ao consumidor deve ser o último caminho cogitado, porque pode manchar a sua imagem no mercado. Tenha cuidado e certeza de que o aumento é uma saída justa.
Avalie o mercado de insumos agrícolas
Analisar a concorrência da sua revenda de insumos agrícolas é um ponto fundamental. Se o concorrente oferece um preço mais alto do que o que a sua loja precisa para lucrar, o reajuste pode ser menor. Dessa forma, você atrai mais produtores rurais para a sua loja, estendendo a sua rede de consumidores. Nesse caso, é interessante não ser o primeiro: como num jogo de xadrez, aguarde a movimentação do outro e prepare a sua melhor estratégia.
Seja sincero com os compradores
Não esconda que você pretende aumentar os preços. Explique, se for estritamente preciso, que sua loja segue o ritmo do mercado agrícola e que as despesas para melhorar o serviço estão impactando o valor final.
Qualquer desculpa é desnecessária. No máximo, agradeça-os pela confiança e prefira inteirá-los sobre a movimentação do setor e a importância do acréscimo para a excelência do produto final. Além disso, evite pegá-los desprevenidos e anuncie previamente o aumento.
Dê descontos aos parceiros de longa data
Uma das maneiras mais sensatas de contentar os produtores rurais é oferecer descontos especiais aos compradores de longa data. Muitos se sentirão confortados e privilegiados pela loja, conseguindo a vantagem de adquirir insumos agrícolas sob ótimas condições financeiras, exclusivamente na sua loja agropecuária. Arquitete um bom planejamento financeiro para resguardar seu negócio de desfalques e lucrar ainda mais com os pacotes promocionais.
Melhore o serviço
Pagar um preço maior pelo mesmo produto gera um desconforto. Todavia, agregar uma nova característica à compra da mercadoria pode convencer o produtor rural de que o reajuste é justificável. Aprimore o atendimento, agilize, facilite: é tudo o que ele quer para estar disposto a desembolsar um pouco mais. Recursos inéditos representam um ótimo argumento para barganhar novos acordos econômicos e atrair clientes. Lembre-se de que aqui, a tecnologia é sua maior aliada.
Uma segunda opção consiste em colocar à venda produtos similares e mais baratos. Assim, você mantém e satisfaz produtores que não possam arcar com os produtos reajustadas.
Faça uma pesquisa com os produtores agrícolas
Se a sua loja agropecuária planeja incluir produtores mais abastados como público-alvo, aumentar os preços pode não ser um problema. O comprador pode consumir apenas pela marca estampada na embalagem, sem se importar primordialmente com a quantia. Identifique se esse é o caso dos produtores com quem você negocia. Pesquise se eles estão tendo sucesso nas atividades, e, consequentemente, mais propensos a pagar mais.
No fim das contas, a pesquisa deve informar o que os produtores querem em troca para estar mais suscetíveis a pagar mais caro. A partir desse tópico, escolha a melhor tática.
Invista em infraestrutura e na apresentação
Reforme a sua loja agropecuária, pois o ambiente também é um fator preponderante quando falamos em negócios. Tratar de altos valores em um escritório climatizado, com tratamento adequado e alguns privilégios confere um aspecto credível e suntuoso ao empreendimento. Faça o mesmo com a apresentação dos produtos à venda.
Sem meias palavras: impressione o produtor rural. Ao mesmo tempo, evite exageros para não descaracterizar o setor no qual trabalha. Elegância e simplicidade são conceitos irmãos, que devem sempre andar um ao lado do outro.
Esteja sempre confiante
Para um plano dar certo, existem dois princípios cruciais: capacidade técnica e confiança. Tenha em mente que sua estratégia só terá êxito se você estiver consciente de que isso é, sem sombra de dúvidas, o melhor para o sucesso financeiro e mercadológico da sua loja agropecuária. Portanto, invista em tecnologia, treine seus profissionais e seja um grande líder para que seu negócio se destaque em meio aos demais fornecedores agrícolas.
Assim, nenhum aumento será capaz de destruir a credibilidade construída ao longo de anos e de serviços prestados com excelência. Por sinal, esta deve ser a sua maior preocupação sempre e a qualquer momento: buscar incessantemente oferecer o melhor serviço e os produtos mais qualificados.
Aumentar os preços é uma condição inevitável para quem trabalha no mercado agrícola. Diversas condições afetam constantemente o nível dos preços, como a demanda externa, qualidade das safras e investimentos no setor. É inevitável também buscar formas de manter a sua loja agropecuária saudável economicamente. Para ter sucesso e não perder clientes, é essencial garantir a confiança dos produtores rurais. A partir daí, o caminho fica bem mais tranquilo.
Lembre-se, planejamento é um ingrediente básico para uma receita de sucesso no mundo do agronegócio.
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