top of page

AS 10 HORTALIÇAS MAIS CONSUMIDAS NO BRASIL E COMO CULTIVÁ-LAS


Elas estão todos os dias nas mesas de milhares de pessoas e seu consumo tende a crescer cada vez mais. Estamos falando das hortaliças brasileiras e de como elas vêm sendo valorizadas nos últimos anos, tanto no mercado nacional como internacional. As hortaliças campeãs de consumo no Brasil são a batata, o tomate e a cebola. Mas também merecem destaque a abóbora, o repolho, a alface, o chuchu, a batata-doce e o pimentão.

Se você é um agricultor ou produtor que quer diversificar a sua cultura e investir na produção das hortaliças mais requisitadas pelos brasileiros, confira as nossas dicas de cultivo para cada uma delas. Conheça e cultive as principais hortaliças brasileiras:


Abóbora

Com frutos ricos em vitamina A, possui uma variedade de tipos, como a seca, baianinha, japonesa e cabotiá. Necessita de abelhas para a polinização e algumas variedades também precisam que outra espécie forneça o pólen, caso contrário deve ser aplicado hormônio sinteticamente. Desenvolve-se melhor em temperaturas amenas, com pouca exposição ao sol, mas não resiste a geadas.

A época mais recomendada para plantio na região Sul é nos meses de outubro a fevereiro, no Sudeste de setembro a março, no Nordeste de março a outubro, no Centro-oeste no ano todo e no Norte de abril a agosto. A colheita geralmente é feita de 90 a 120 dias depois do plantio.


Alface

De folhas lisas ou crespas, roxas ou verdes, a alface é uma hortaliça de sabor amargo rica em cálcio e vitamina A. Algumas variedades se adaptam melhor ao clima quente e outras ao clima mais ameno. As alfaces de verão podem ser cultivadas durante todo o ano em todas as regiões do país e sua colheita é feita de 50 a 60 dias depois. Já as de inverno têm os meses certos para plantio: no Sul é no período de fevereiro a outubro; no Sudeste de fevereiro a julho; no Nordeste e Centro-Oeste de março a setembro; no Norte de março a julho. Sua colheita deve ser feita de 50 a 70 dias depois do plantio e é indicado que seja plantada primeiramente em bandejas.


Batata

Importante fonte de carboidratos, fósforo e vitamina B, esse tubérculo adapta-se melhor a solos arenosos e seu plantio deve ser feito preferencialmente no inverno e primavera no centro-sul do país, demorando de 90 a 120 dias para ser colhida, quando as ramas já estão secando. O plantio geralmente é feito utilizando as batatas com brotações em solos arenosos e bem arejados para dificultar o aparecimento de doenças.


Batata-doce

Com raízes ricas em açúcares e amidos, suas cascas vão do branco ao roxo. Não exige muita água e nutrientes para ser cultivada, mas precisa de um bom preparo do solo. Desenvolve-se melhor em regiões mais quentes e a melhor forma de propagação é feita através das ramas novas, enterrando os entrenós e deixando para fora a ponta com folhas. No Sul, Sudeste e Centro-oeste, a melhor época para plantio é de outubro a dezembro, já no Norte e Nordeste tem bons resultados o ano todo. O início da colheita deve ser feito entre 120 e 150 dias após o plantio.


Cebola

A parte consumida é o seu bulbo, que é rico em vitamina B. Como os bulbos precisam de luz para serem formados, de maneira geral a cultura se adapta melhor a temperaturas altas, mas se o produtor está interessado em sementes, as plantas devem ser expostas a um período prolongado de frio. As épocas mais recomendadas para plantio são: Sul, de julho a agosto; Sudeste, Centro-oeste e Norte, de fevereiro a maio; Nordeste, de fevereiro a abril. De 120 a 180 dias é o tempo que demora para iniciar a colheita.


Cenoura

A parte comestível dessa planta é a raiz de cor alaranjada característica, possuindo elevado teor de betacaroteno (necessário para produzir vitamina A). Para uma boa germinação, o plantio deve ser feito em solo fofo em temperatura de 20 a 30 graus, a não ser para produtores de sementes, que devem fazer o plantio em temperaturas mais baixas. As cenouras de verão devem ser colhidas de outubro a março nas diversas regiões do país, já as de inverno, normalmente são colhidas de fevereiro a agosto.


Chuchu

Rica em fibras, vitaminas e potássio, a planta é de hábito trepador. Sua cultura exige muita água e produz bem em clima ameno, entre 15 e 25 graus. Não tolera temperaturas mais baixas que isso e se for exposta a calor excessivo tende a sofrer doenças causadas por fungos. Épocas mais indicadas para plantio: Sul, Sudeste e Centro-oeste, de setembro a outubro; Norte, de abril a julho; Nordeste, o ano todo. A colheita é feita entre 85 e 110 dias após o plantio.


Pimentão

Riquíssima em vitaminas C e A, essa hortaliça deve ser plantada primeiramente em bandejas e depois transposta para solo bem nutrido. Por ser uma planta de origem tropical, desenvolve-se melhor em temperaturas mais elevadas. As épocas mais recomendadas para plantio são de setembro a fevereiro no Sul; agosto a março no Sudeste; maio a setembro no Nordeste; agosto a dezembro no Centro-oeste; e abril a julho no Norte, sendo que sua colheita demora de 100 a 120 dias.


Repolho

Hortaliça de folhas arredondadas que formam uma cabeça, é rica em vitaminas B, E e K. Seu plantio é feito por mudas e exige bastante adubo e água, adaptando-se melhor sob temperaturas amenas e frias, pois resiste até a geadas. Também existem variedades adaptadas a temperaturas mais altas. Os repolhos de verão devem ser plantados de fevereiro a julho e os de inverno variam bastante, sendo que no Nordeste podem ser plantados o ano todo. De 90 a 110 dias é o tempo que se espera para a colheita.


Tomate

Uma das frutas de maior consumo em todo o mundo, é fonte de vitaminas A e C e de potássio. Suas principais variedades são Santa Cruz, Salada, Italiano, Cereja e Agroindustrial. Todas elas precisam de uma boa adubação e desenvolvem-se melhor em regiões altas, com alta incidência de luz solar. No Nordeste, Sudeste e Centro-oeste pode ser plantado o ano todo, já no Sul apresenta melhores resultados se o plantio for feito de setembro a fevereiro e no Norte de março a julho. A colheita é feita de 100 a 120 dias após o plantio.

Esperamos que esse conteúdo o ajude a conhecer as principais hortaliças brasileiras e traga bons frutos para o seu negócio. Ainda tem alguma dúvida ou informação a acrescentar? Deixe um comentário para nós, acompanhe nosso blog e tenha acesso a outras informações preparadas especialmente para você!


COMPARTILHE

Comentarii


bottom of page