top of page

COMO GERENCIAR SUA FROTA E EVITAR IMPREVISTOS DURANTE A COLHEITA


Não é novidade que as projeções para o agronegócio são de expansão e crescimento. A demanda do consumo de grãos, como a soja, por exemplo, tende a aumentar e este cenário potencializa o agronegócio em todas as suas esferas. Um exemplo disso é o setor de insumos, onde estão inseridas as máquinas agrícolas para aumento da produtividade. Inovações em máquinas agrícolas e inserção de tecnologias como integração de máquinas e gestão de frotas são um impulso para o aumento da produtividade que se espera nesse meio.


Gestão da frota

É muito importante documentar todas as informações relacionadas à cada uma das máquinas que existe em sua propriedade rural, como gastos com combustível, custos e datas de manutenção, produtividade, entre outros. Assim, fica mais claro e assertivo na hora da decisão pela troca ou conserto do equipamento.

Além disso, fique atento também ao uso responsável de seus equipamentos agrícolas: seguir o manual do fabricante é altamente recomendado para que o uso da máquina não diminua a vida útil especificada, e os resultados alcançados no campo sejam os melhores possíveis.

Realizar a gestão da frota de sua propriedade garante vantagens na administração de sua propriedade, como:

  • Controle de custo:

Com todas as informações em mãos, é mais fácil verificar os gastos de seus implementos agrícolas e relacioná-los com os gastos de sua fazenda;

  • Organização das atividades:

Realizando a gestão da frota, você pode apontar as operações ou atividades diárias das máquinas, registrando horário, operador e lavoura, por exemplo. Isso facilita na organização das atividades de sua equipe;

  • Acompanhamento das manutenções:

Acompanhar as manutenções corretivas e registrar um cronograma de manutenções preventivas auxilia na programação de suas atividades e evita problemas, imprevistos e despesas no futuro;

  • Eficiência de máquina:

Calcule se suas máquinas estão sendo eficientes ou se estão gerando mais custos do que sendo produtivas;

  • Eficiência de trabalho:

Se sua frota está bem gerenciada, consequentemente, suas atividades irão acontecer sem imprevistos nem atrasos, aumentando a eficiência de seu trabalho;

  • Confecções de relatório:

Um bom gestor tem em mãos informações de qualidade e faz análises periódicas dos dados de seu agronegócio. Faça uso de relatórios gerenciais para analisar a situação de sua frota e evite despesas desnecessárias.


Use a tecnologia a seu favor

Parece que realizar todo o gerenciamento da frota toma mais tempo do que, afinal de contas, reduz a carga de trabalho? Fazer todos esses apontamentos, controles e cálculos é mais fácil do que parece. O uso da tecnologia no campo auxilia o produtor também a gerenciar sua frota de maneira intuitiva e rápida, fazendo com que todas essas vantagens possam ser aproveitadas sem dor de cabeça.

Com o uso do celular, tablet ou computador e um software específico para o agronegócio, o produtor cadastra as informações de suas máquinas e, no dia-a-dia, realiza os apontamentos de abastecimento, manutenções, custos, entre outros, de forma simples. Assim, cada máquina tem disponível sua Caderneta de Máquina, com informações de horário, operador, lavoura, atividades e consumo, garantindo ao gestor da fazenda analisar o andamento de sua frota para tomar as decisões pertinentes.

Viu como é vantajoso gerenciar as frotas de sua propriedade? Como você tem feito a gestão de suas máquinas e equipamentos? Escreva suas experiências e dúvidas!


COMPARTILHE

bottom of page