top of page

O FUTURO DO AGRO PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS


Demonstração do futuro do agro com o uso de novas tecnologias aplicadas a toda cadeia de produção

Em tempos de pandemia onde a economia mundial enfrenta uma grande crise, podemos destacar o Agro como o único setor brasileiro que não sofreu grandes impactos e continuou seu desenvolvimento. O fato é que o agronegócio brasileiro continua alimentando grande parte do mundo com sua demanda de exportação de grãos batendo recorde após recorde. Com a produção agrícola em alta, o que esperar do agronegócio para os próximos anos?


A fome dos Países asiáticos

Segundo Kellen Severo, jornalista especializada em economia e agronegócio, vários fatores serão grandes responsáveis para a transformação e evolução do setor. Um desses fatores é a busca por produtos do agronegócio, que vem aumentando a cada ano. Alta esta, relacionada ao crescimento do PIB Asiático, reforçando-os como nosso maior importador de grãos. Esse aumento do PIB também gera algumas mudanças no poder aquisitivo dos Asiáticos provocando alterações na pirâmide alimentar, onde buscam por mais proteínas e grãos de boa qualidade. Insumos agrícolas que o Brasil consegue atender com maestria.

Com essa crescente demanda, os produtores rurais acabam aumentando seus investimentos em gerenciamento agrícola, equipamentos de irrigação, máquinas agrícolas e tecnologias diversas, permitindo que a sustentabilidade se torne um grande aliado, gerando um diferencial competitivo para o futuro do agronegócio no Brasil.


De volta pra casa

Outro fator importante para o desenvolvimento do Agro é o que podemos chamar de “êxodo urbano” que é a volta dos jovens aos campos. Durante esse período de pandemia vários destes jovens se tornaram reféns de faculdades fechadas, trabalhos em home-office e vários outros fatores. Eles tiveram a oportunidade de voltar aos campos de origens, onde essa volta vem acompanhada de um boom de tecnologia na agricultura. O fluxo migratório traz diversas atividades como digitalização, gestão do agronegócio, startups, novas tecnologias. É a evolução para o desenvolvimento do agronegócio dentro e fora da porteira.

Outro local que também é reflexo destas ações são os portos brasileiros. Reformas, avanços tecnológicos e redução dos custos referentes a logística são ações positivas que aumentam nosso poder de exportação.


O agro não para

O agronegócio está preparado para este desenvolvimento. Desde empresas agropecuárias com as evoluções tecnológicas aumentando o controle das safras nos campos e na produção rural em virtude do êxodo urbano, até o desenvolvimento dos portos para o aumento de exportação de grãos e afins. A expectativa é que todos os setores do Agro obtenham melhores resultados e as próximas projeções são de aumentar ano após ano, a sua produção agrícola, aliada ao desenvolvimento. Seguindo a tendência atual, o Agronegócio continuará sofrendo grandes mudanças nos próximos anos, nos elevando a maior potência produtora e exportadora de grãos do mundo.

Deixe o seu comentário compartilhando a sua opinião conosco!

bottom of page