top of page

METAS SMART NO AGRONEGÓCIO - COMO APLICAR E MELHORAR SEUS RESULTADOS


Você já ouviu falar no método SMART? Este é um conceito que ajuda na organização de metas, de forma que elas possam ser concretizadas mais rapidamente. As ideias do método podem ser utilizadas tanto no campo pessoal quanto profissional. Um funcionário de uma empresa pode aplicar a estratégia em seu dia a dia de trabalho, por exemplo, garantir uma maior produtividade na execução de suas tarefas. Os princípios também podem ser utilizados por todo um setor ou até mesmo por toda uma empresa.

Mas afinal o que é este método e como ele pode contribuir para o aumento de resultados no agronegócio? Explicamos a seguir, acompanhe:


Entendendo o método SMART

O método SMART é um conceito adotado por muitas empresas, graças a sua eficiência na organização e gestão de metas. Ele pode ser aplicado em diferentes contextos, desde que hajam metas envolvidas. Por exemplo: uma pessoa que queira ter uma vida social mais animada, um casal que queira realizar uma viagem para o lugar dos sonhos, um estudante que queira passar no vestibular, um colaborador de uma empresa de tecnologia e uma empresa do setor do agronegócio - todos eles podem aplicar o método SMART para atingir os seus objetivos.

SMART é um anacrônico para as palavras em inglês: Specific, Messurable, Attainable, Relevant e Time-bound. Em outras palavras, a estratégia está em definir metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e que possam ser colocadas em um calendário. A razão do sucesso do método é simples - ele permite que as metas colocadas no papel sejam postas em prática, para que se transformem em realidade.

Usando o estudante citado acima como exemplo: o seu objetivo é passar no vestibular. De acordo com o método SMART, ele precisa especificar a meta (passar no vestibular de veterinária, nas faculdades X e Y, por exemplo). Ele também precisa pensar em ferramentas que ajudem a mensurar o seu progresso (como resultados obtidos em simulados). É importante lembrar que a meta deve ser possível de ser atingida - por isso, o estudante vai definir faculdades nas quais ele possa se inscrever e vai listar os obstáculos que precisam ser ultrapassados para que ele conclua o objetivo. A meta é relevante, uma vez que o estudante precisa do diploma para seguir na carreira pretendida. Agora, só é preciso colocar as atividades necessárias para conclusão da meta em um calendário - nesse exemplo, pode ser um programa de estudos e de aulas de reforço nas matérias de maior dificuldade.


Como aplicar o método SMART no agronegócio

Mas e no agronegócio, como a estratégia pode ser aplicada? Primeiro é preciso avaliar quais são as principais metas que a empresa, ou a fazenda, precisa concluir em um futuro próximo. Definidas as metas, é importante especificá-las. Quem são os colaboradores envolvidos? Quais serão as principais dificuldades alcançadas? O que é necessário para partir em busca dos objetivos?

A segunda etapa é determinar quais parâmetros serão utilizados para verificar a evolução das metas. Isso é essencial para que haja um controle e para que sejam feitas melhorias nas práticas necessárias para que se conclua o objetivo. O próximo passo é dividir as tarefas que devem ser executadas em um calendário. Assim, você evita que elas sejam constantemente adiadas e que nunca saiam do papel.

Veja dois exemplos práticos:


1. Meta: Diminuição no desperdício de insumos

Especifique a meta - Diminuir as perdas nas plantações da fazenda em 20% (lembrando que o objetivo deve ser possível de ser alcançado). Determine quem são as pessoas que influenciam para a sua conclusão (colaboradores responsáveis pelo manuseio da produção) liste as principais dificuldades que precisam ser vencidas (controle de pragas e da quantidade de água ideal) e as ferramentas necessárias (tecnologia para otimizar o controle de pragas e de problemas no plantio).

Responda a pergunta, a meta é relevante para o agronegócio? Sim, contribui para o aumento da produtividade da fazenda e, consequentemente, reflete positivamente nos lucros.

Determine as ferramentas que serão utilizadas para mensurar o status das metas - Relatórios que permitam visualizar as variações na produção.

Escolha datas no calendário para conclusão das etapas - em dois meses, implantar melhorias que permitam um melhor aproveitamento da produção, em quatro meses, diminuir os desperdícios em 10%, em seis meses, diminuir os desperdícios em mais 10% (totalizando os 20% desejados).


2. Meta: Otimização de tempo dos colaboradores

Especifique a meta - Aumentar a produtividade na empresa em 35%. Determine quem são as pessoas que influenciam para a sua conclusão (colaboradores dos setores em que se espera aumentar a produtividade) liste as principais dificuldades que precisam ser vencidas (controle das horas trabalhadas, processos lentos) e as ferramentas necessárias (tecnologia para automatizar tarefas).

Responda a pergunta, a meta é relevante para o agronegócio? Sim, quanto melhor aproveitadas as horas dos colaboradores, mais produtivo é o negócio e maiores são os resultados alcançados.

Determine as ferramentas que serão utilizadas para mensurar o status das metas - Comparativos mensais entre o número de horas trabalhadas e a quantidade de tarefas concluídas.

Marque no calendário - 15 dias para pesquisar sistemas específicos para otimizar o dia a dia de trabalho no agronegócio, 30 dias para implementar a ferramenta e treinar os colaboradores.

Estes são só alguns exemplos que mostram como o método SMART pode ser adequado para a realidade do agronegócio. Mais do que isso: ele pode ser adaptado para atender as necessidades específicas da sua empresa.

E você, o que acha do método SMART aplicado no agronegócio? Deixe uma opinião nos comentários!


COMPARTILHE

bottom of page