top of page

O PLANEJAMENTO FINANCEIRO NO AGRONEGÓCIO


Tanto para uma revenda agrícola, como para uma multinacional de defensivos agrícolas ou um agricultor, é necessário um planejamento financeiro, pois ele diminui as incertezas no negócio e promove o sucesso na atividade, reduzindo a quantidade de noites mal dormidas, e alcançando um crescimento sustentável! Mas afinal, o que é um planejamento financeiro? Quais informações são necessárias? Para lhe ajudar nessa tarefa, listamos alguns pontos importantes. Confira.


O que é um planejamento financeiro?

O planejamento é a elaboração de um plano, com ações definidas para o alcance de determinado objetivo ou meta, através de roteiros e métodos bem conhecidos. O plano de adubação, plantio ou rotação de culturas é um exemplo de planejamento. Já a palavra financeiro refere-se às finanças do empreendimento, nesse caso da revenda agrícola, pressupondo a gestão e circulação do dinheiro como outros recursos, como o estoque de adubo, defensivo ou sementes. Logo, o planejamento financeiro é um modo pelo qual se pode atingir os objetivos financeiros da empresa.

Um bom planejamento financeiro consegue, em alguns casos, servir como planejamento estratégico do negócio, uma vez que traz uma visão atual e futura dos recursos da empresa e onde eles serão investidos. Investidores experientes o utilizam quase como substituto de outros planos.


O que um bom planejamento financeiro deve possuir?

Um plano financeiro deve possuir duas partes, uma sobre planejamento do orçamento de caixa e outra sobre os lucros. Ou seja, deve prever os custos e lucros do negócio e em diferentes cenários. Dentre os tópicos que devem estar presentes em um planejamento financeiro, destacam-se:

  1. Estimativa dos investimentos fixos, pré-operacionais e do capital de giro;

  2. Estimativa do faturamento mensal;

  3. Estimativa do custo unitário dos produtos, de comercialização, de mão de obra, com depreciação;

  4. Estimativa de custos fixos operacionais mensais;

  5. Demonstrativo dos resultados;

  6. Indicadores de viabilidade, como ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno do investimento;

  7. Construção de cenários.

Como o agronegócio depende enormemente de variáveis que não pode controlar, como clima e aspectos macroeconômicos, vários cenários, desde os mais otimistas até os mais pessimistas, devem constar no plano financeiro. Deste modo, para quaisquer que sejam as realidades enfrentadas, haverá um plano que se aproxima dela e que prevê as ações a serem tomadas para que os objetivos sejam alcançados.


Por que e como fazer um planejamento financeiro para sua revenda agrícola?

Até aqui já deve ter ficado claro a necessidade de um planejamento financeiro para o sucesso do seu negócio, principalmente tratando-se do setor de agronegócio. As oportunidades são muitas para investimento, e aqueles que não tiverem um planejamento adequado podem perder grandes oportunidades.

Para começar um planejamento financeiro é importante ter dados e informações sobre suas próprias vendas, estoque e clientes, além de uma visão do mercado local e regional.

Já existem softwares com foco no agronegócio que podem auxiliar na coleta automática desses dados. Somente a partir desse ponto é que o planejamento se torna possível, porque é difícil chegar a algum lugar se você não sabe onde está!

De posse dessas informações empresariais e do mercado, pode-se estabelecer metas a serem cumpridas em curto, médio e longo prazo, como exemplo, ser referência na venda de insumos agrícolas e ter uma fatia x de mercado local maior até o final de certo período. Por fim, deve-se estipular ações para alcançar esses objetivos, como qualidade de atendimento ao cliente, entrega relâmpago e fidelização. Nesse quesito, não existe limite para a imaginação!

E você, possui algum planejamento no seu negócio? E o plano financeiro? Ficou com alguma dúvida da importância para o setor? Escreva pra gente pelos comentários.


COMPARTILHE

bottom of page