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PRINCIPAIS INDICADORES QUE DEVEM SER MONITORADOS EM SUA LOJA AGROPECUÁRIA


Tablete com dashboard ilustrativo de um sistema agropecuário

Você já pode ter se perguntado se a sua loja agropecuária está dando o retorno que você espera. Mas como saber se está indo bem ou mal, se está pagando para trabalhar ou tendo um bom retorno sobre o capital investido? Pensando nisso, nesse post listamos alguns indicadores que você deve prestar atenção dentro da sua loja agropecuária, facilitando a rotina organizacional e tomada de decisão. Confira.


Comercial

Tíquete médio de venda

Permite saber como estão as vendas, seja por produtor, por safra, por vendedor e por venda feita. Assim, pode-se monitorar agrotóxicos específicos comprados por produtor/cultura para melhor atendê-los, como está o desempenho dos seus agrônomos e/ou técnicos agrícolas e alguns padrões de compras por venda. Cálculo: venda bruta / total de produto faturados, no qual pode se dividir pela venda em certo mês, por cliente e por vendedor.


Margem bruta

Esse indicador, expresso em %, é importante para saber qual o retorno econômico que se está conseguindo com a sua loja agropecuária. Para calculá-lo, é necessário saber a receita líquida, que é o faturamento bruto menos as devoluções e impostos sobre vendas. Cálculo: receita líquida - custo dos produtos vendidos / vendas.





Finanças

Lucro líquido

Esse responde à pergunta da introdução “estou pagando para trabalhar?”. Caso esteja negativo, você está. Também importante observar se está se obtendo um lucro satisfatório para garantir a sustentabilidade do negócio, com investimento. Cálculo: receita líquida – custos das mercadorias – gastos variáveis – gastos fixos – impostos.


Necessidade de capital de giro

Quando falamos de atividade agrícola, esse indicador torna-se vital, principalmente por causa da sazonalidade de alguns produtos. Se é preciso atender a demanda de sementes de culturas de cobertura, é preciso também ter determinado capital de giro em certa época para conseguir comprar as sementes na sua colheita. Cálculo: clientes a receber + estoque – fornecedores a pagar.


Prazo médio de pagamento

Indica o período médio para pagamento dos fornecedores. Cálculo: saldo de fornecedores a pagar / total de compras por safra.


Prazo médio de estoque

O estoque deve ser sempre considerado como dinheiro imobilizado em forma de mercadoria, ou seja, se está demorando muito para vender algo, seu custo está aumentando. Cálculo: saldo de estoque / custo das mercadorias vendidas no período x período.


Investimento e projetos

Valor presente líquido (VPL)

Retorna valores econômicos para os dias atuais, descontando as taxas de juros futuras com valores apropriados. Estima o ganho com determinado investimento e projeto em valores atuais. Cálculo: utiliza o fluxo de caixa de um período específico.


Taxa interna de retorno (TIR)

Em porcentagem, esse indicador mostra qual será o ganho em relação ao investimento feito, feito para se comparar investimentos e projetos. Utiliza o valor presente líquido em seu cálculo. Cálculo: utiliza o VPL e o valor investido.


Vendedores externos

Turnover

Indica a rotatividade de colaboradores dentro da loja em porcentagem. Importante ao se pensar que leva-se tempo para treinar pessoas para seus cargos. Cálculo: { [ ( quantidade de admissões no mês + quantidade de demissões no mês) /2 ] / quantidade de vendedor no mês anterior} x 100.


Alcance de metas

Mostra os valores alcançados nas metas por agrônomo e/ou técnicos agrícolas ou equipe de venda em porcentagem. Cálculo: quantidade total de metas alcançadas /quantidade total de metas a alcançar x 100.


Qualidade

Reclamações

Ajudam a melhorar o desempenho e qualidade do serviço, através da visão do produtor, em porcentagem. Cálculo: número de reclamações / pedidos faturados.


Podemos observar que o número de indicadores dentro da gestão de uma loja agropecuária é grande. Atualmente já existem softwares que fazem os cálculos desses indicadores de forma automática, contanto que as informações referentes às vendas, aos funcionários e aos produtores estejam inseridos no sistema. Também podemos adaptar indicadores existentes para que expressem algo específico para o nosso negócio, como a viabilidade de sementes em determinado período, pensando no tempo que vão passar no estoque.


E você, quais indicadores utiliza na sua loja agropecuária? Como é o engajamento para medi-los? Conte para a gente nos comentários.


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