Você já pode ter se perguntado se a sua loja agropecuária está dando o retorno que você espera. Mas como saber se está indo bem ou mal, se está pagando para trabalhar ou tendo um bom retorno sobre o capital investido? Pensando nisso, nesse post listamos alguns indicadores que você deve prestar atenção dentro da sua loja agropecuária, facilitando a rotina organizacional e tomada de decisão. Confira.
Comercial
Tíquete médio de venda
Permite saber como estão as vendas, seja por produtor, por safra, por vendedor e por venda feita. Assim, pode-se monitorar agrotóxicos específicos comprados por produtor/cultura para melhor atendê-los, como está o desempenho dos seus agrônomos e/ou técnicos agrícolas e alguns padrões de compras por venda. Cálculo: venda bruta / total de produto faturados, no qual pode se dividir pela venda em certo mês, por cliente e por vendedor.
Margem bruta
Esse indicador, expresso em %, é importante para saber qual o retorno econômico que se está conseguindo com a sua loja agropecuária. Para calculá-lo, é necessário saber a receita líquida, que é o faturamento bruto menos as devoluções e impostos sobre vendas. Cálculo: receita líquida - custo dos produtos vendidos / vendas.
Finanças
Lucro líquido
Esse responde à pergunta da introdução “estou pagando para trabalhar?”. Caso esteja negativo, você está. Também importante observar se está se obtendo um lucro satisfatório para garantir a sustentabilidade do negócio, com investimento. Cálculo: receita líquida – custos das mercadorias – gastos variáveis – gastos fixos – impostos.
Necessidade de capital de giro
Quando falamos de atividade agrícola, esse indicador torna-se vital, principalmente por causa da sazonalidade de alguns produtos. Se é preciso atender a demanda de sementes de culturas de cobertura, é preciso também ter determinado capital de giro em certa época para conseguir comprar as sementes na sua colheita. Cálculo: clientes a receber + estoque – fornecedores a pagar.
Prazo médio de pagamento
Indica o período médio para pagamento dos fornecedores. Cálculo: saldo de fornecedores a pagar / total de compras por safra.
Prazo médio de estoque
O estoque deve ser sempre considerado como dinheiro imobilizado em forma de mercadoria, ou seja, se está demorando muito para vender algo, seu custo está aumentando. Cálculo: saldo de estoque / custo das mercadorias vendidas no período x período.
Investimento e projetos
Valor presente líquido (VPL)
Retorna valores econômicos para os dias atuais, descontando as taxas de juros futuras com valores apropriados. Estima o ganho com determinado investimento e projeto em valores atuais. Cálculo: utiliza o fluxo de caixa de um período específico.
Taxa interna de retorno (TIR)
Em porcentagem, esse indicador mostra qual será o ganho em relação ao investimento feito, feito para se comparar investimentos e projetos. Utiliza o valor presente líquido em seu cálculo. Cálculo: utiliza o VPL e o valor investido.
Vendedores externos
Turnover
Indica a rotatividade de colaboradores dentro da loja em porcentagem. Importante ao se pensar que leva-se tempo para treinar pessoas para seus cargos. Cálculo: { [ ( quantidade de admissões no mês + quantidade de demissões no mês) /2 ] / quantidade de vendedor no mês anterior} x 100.
Alcance de metas
Mostra os valores alcançados nas metas por agrônomo e/ou técnicos agrícolas ou equipe de venda em porcentagem. Cálculo: quantidade total de metas alcançadas /quantidade total de metas a alcançar x 100.
Qualidade
Reclamações
Ajudam a melhorar o desempenho e qualidade do serviço, através da visão do produtor, em porcentagem. Cálculo: número de reclamações / pedidos faturados.
Podemos observar que o número de indicadores dentro da gestão de uma loja agropecuária é grande. Atualmente já existem softwares que fazem os cálculos desses indicadores de forma automática, contanto que as informações referentes às vendas, aos funcionários e aos produtores estejam inseridos no sistema. Também podemos adaptar indicadores existentes para que expressem algo específico para o nosso negócio, como a viabilidade de sementes em determinado período, pensando no tempo que vão passar no estoque.
E você, quais indicadores utiliza na sua loja agropecuária? Como é o engajamento para medi-los? Conte para a gente nos comentários.
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