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SAIBA COMO MELHORAR O PROCESSO DE COMPRA DA SUA REVENDA


Algumas revendas de produtos agropecuários se destacam em função da adoção de práticas que em muito contribuem para a eficiência do negócio. É possível rever algumas etapas dos processos administrativos e, assim, encontrar oportunidades para promover mudanças e conquistar progressos no desempenho da revenda. Por isso, vamos falar sobre a melhoria do processo de compra da revenda agrícola e conhecer lições fundamentais sobre esse aspecto, a fim de obter ideias que, se aplicadas, aprimoram os resultados da sua revenda. Confira:


Conhecer as etapas do processo de compra

Muitas vezes, o processo de compra de uma revenda fica de tal forma empurrado pela rotina que acaba tornando-se repetitivo, mecânico e executado sem planejamento. É preciso reconhecer as etapas do processo de compra, pois é através delas que o relacionamento com os fornecedores pode ser trabalhado, trazendo frutos e atendendo a interesses de ambas as partes.


Identificação do problema e especificação do produto

Nessas duas primeiras etapas, o ideal é que se esteja atento às necessidades dos clientes para ser capaz de procurar fornecedores que as atendam com produtos à altura. É uma etapa que requer o conhecimento do perfil do cliente, pois com base nele é que os fornecedores poderão ser procurados. Trata-se de atender as necessidades de abastecimento da loja com os itens de maior procura, tudo de acordo com a demanda e com o perfil dos clientes.

Cabe aqui também tentar reconhecer tendências de consumo que indiquem o que possa ser oferecido enquanto novidade aos clientes. É um caminho para construir uma imagem de prestígio, pois mostra uma preocupação em atender ao consumidor de modo mais amplo.


Solicitação de proposta e seleção do fornecedor

A revenda deve estar concentrada em encontrar propostas adequadas à complexidade do pedido que foi feito, mas que também ofereçam bons preços e possuam características atrativas. A escolha do fornecedor tem que considerar igualmente critérios como reputação, confiabilidade e flexibilidade. Atributos como esses poderão, inclusive, ser observados por todo o percurso de negociação e parceria.


Especificações técnicas e revisão de desempenho

As especificações técnicas relacionadas ao pedido deverão ser cuidadosamente negociadas. Essa negociação de detalhes e características é uma grande oportunidade de articular melhor o relacionamento com os fornecedores, podendo o agrodistribuidor sair ganhando com isso uma rotina de pedidos com maior eficiência e mais organizada.

A revisão de desempenho servirá para avaliar se a relação com determinados fornecedores tem sido proveitosa e mostrado vantagens. Em caso negativo, é preciso reportar os problemas para pedir mudanças ou usar isso como justificativa para buscar novos fornecedores que apresentem melhor solução.


O resultado para o cliente final

A chave do aprimoramento do processo de compra está no cultivo dessa relação com os fornecedores. É valioso melhorar a compreensão das etapas que compõe a compra porque os resultados alcançados diante dos clientes finais vão depender desse conhecimento do processo e da capacidade de negociação entre as partes ao longo de todas as etapas.

A conquista de uma posição de reconhecimento local está ao alcance de qualquer agrodistribuidor e pode se dar de duas formas: priorizando produtos com preços competitivos ou priorizando produtos diferenciados — em alguns casos agregados a serviços, de modo que, além de atender as demandas, elevem a experiência do consumidor a outro patamar.


Boas oportunidades inclusive para os fornecedores

Alcançar a satisfação dos clientes é consequência direta da interação possível entre fornecedores e agrodistribuidores. No entanto, não se pode ignorar que é também do interesse dos fornecedores direcionarem os esforços para atender as revendas agrícolas de acordo com as suas particularidades, partindo primeiro do reconhecimento destas.

O resultado do investimento nesse tipo de relação, movimentada pelo interesse das partes e motivada pelo atendimento ao cliente final, é a construção de um relacionamento lucrativo e com plenas condições de ser sustentado por um longo tempo.

Sabe algo mais sobre as etapas do processo de compra da revenda agrícola e quer compartilhar? Deixe um comentário, participe!


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