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TEM MAIS DE UMA REVENDA AGRÍCOLA? O AGROW FACILITA SUA GESTÃO EM UMA PLATAFORMA WEB EXCLUSIVA.


gestor de revenda agrícola

Uma das preocupações do empreendedor responsável é saber dar o passo de acordo com o tamanho das pernas. Por isso, o crescimento da empresa deve acontecer conforme a capacidade de gerenciamento do negócio. Crescer de maneira desordenada, sem um controle preciso de tudo o que acontece, pode levar a grandes dissabores. Por outro lado, quando o mercado permite ou exige, o crescimento é necessário e abrir uma filial ou mais pode se apresentar como uma medida saudável para o empreendimento, desde que ela seja adotada de maneira sustentável.

Como em qualquer segmento de mercado, quem administra uma revenda agrícola também deve estar atento para estas premissas, cuidando para que um bom modelo de gestão dite o sucesso da agro revenda e evite surpresas desagradáveis. Assim, o negócio pode se expandir com segurança para além da matriz, permitindo total controle sobre as filiais com produtividade e sem estresse desnecessário no gerenciamento. Se você tem mais de uma revenda, veja algumas dicas para gerenciá-las:


A melhor organização na revenda agrícola

Sabemos que a organização é importante, mas nem sempre nos damos conta de que a forma como estamos organizando nossa revenda agrícola não está consistente como deveria. Talvez as ferramentas que estamos utilizando não sejam as mais adequadas, ou, ainda, talvez sejam completamente ineficientes para o negócio. Por isso, é fundamental que o gerenciamento da revenda agrícola seja feito por meio de um software adequado à atividade e que contenha os recursos que foram dimensionados para ela.

Com um Sistema de Gestão Integrado, ou ERP, é possível unificar o controle financeiro, centralizando os números de faturamento e de gastos, fazer pagamentos de funcionários, além de gerenciar os estoques de cada agro revenda, fazendo um “balanceio de estoque” entre as lojas, garantindo uma melhor gestão de compras e custos com estoque parados. Situação esta que favorece uma tomada de decisão certeira, reduzindo as chances de erro por falta da informação correta.


Valorize os dashboards

A emissão de dashboards detalhados ajuda muito na análise de desempenho das equipes das diferentes filiais. Assim, mesmo a uma grande distância geográfica, o gestor consegue visualizar de maneira objetiva quais são os melhores e os piores resultados, o que permite que estratégias de correção possam ser traçadas. Ao mesmo tempo, os dashboards táticos permitem que se faça a análise dos clientes produtores rurais, dos vendedores e da rentabilidade de cada filial.





Utilize o CropBook

Há quem não mantenha uma agenda centralizada para as filiais ou, se mantém, não utiliza as informações corretamente. A sua agro revenda pode utilizar o Cropbook aGrow, por exemplo, um recurso exclusivo que permite uma visão global da safra do cliente e que sinaliza as oportunidades de negócio que podem surgir.

Com Cropbook aGrow, é possível saber quais atividades foram desenvolvidas pelos RTV’s de uma filial ou vendedor e, ainda, acompanhar a evolução da lavoura, com a garantia de que essas tarefas ficarão registradas nos históricos do produtor e do vendedor responsável pelo atendimento, que ficam disponíveis a todos da revenda.


Facilite a comunicação

Mesmo com tantas ferramentas de comunicação baratas e funcionais que hoje estão disponíveis, a falta de interação entre a matriz e as filiais continua sendo um problema sério. Sem uma comunicação adequada, o distanciamento acaba acontecendo, deixando que as filiais trabalhem sem um direcionamento adequado, de acordo com as metas da empresa.

Portanto, além das visitas periódicas para o acompanhamento do que se passa na filial, o gestor deve manter abertos canais eficientes de comunicação imediata, por meio de chats, Skype, entre outros aplicativos que possibilitem o acompanhamento constante do trabalho das equipes.


Padronize o atendimento

Um bom treinamento para os funcionários, que padronize o atendimento, permite a regularidade de desempenho das filiais e facilita o acompanhamento das rotinas. Além disso, é claro, com todos os funcionários falando uma mesma linguagem, mantendo um comportamento padrão, a identidade da sua revenda agrícola será bastante reforçada.

Como deu para perceber, tudo se concentra em encontrar um sistema compatível com o seu negócio. Saiba como definir um modelo de gestão para a sua revenda agrícola e comece a melhorar os seus resultados agora mesmo!

Já administra mais de uma revenda e tem outras dicas importantes para compartilhar?

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