É fato que vivemos na era da informação: ela está disponível em todo lugar, a qualquer hora. Usar esta informação corretamente torna-se imprescindível para administrar com eficiência uma revenda agrícola.
Nesse sentido, a administração agrícola pertence a um cenário cíclico e sazonal, e o planejamento das agro revendas que dependem desse meio se moldam de acordo com as novas fases e mudanças da economia global.
A competitividade das revendas de insumos agrícolas está diretamente relacionada à sua capacidade de sobreviver, crescer no mercado em que está inserido e buscar novos mercados. Saber identificar as informações disponíveis e tomar decisões assertivas de acordo com a análise das mesmas garante o sucesso do negócio.
Não basta apenas ter profissionais qualificados e uma equipe engajada, nem ter informação de sobra sem ter alguém para analisá-las. É importante aliar os esforços para que a equipe crie o hábito de alimentar dados (e usá-los a seu favor!), sem que essa seja uma atividade demorada e ultrapassada que comprometa o trabalho de todos.
Assim, o gestor consegue por meio desse processo, saber da situação de sua agro revenda e tomar as melhores decisões.
São diversas as informações que os gestores de uma revenda de insumos agrícolas tem acesso no dia a dia. As mais comuns:
Receituário agronômico emitidos;
Dashboards de vendas e informações de vendedores (RTV’s);
Informações de estoque atualizada;
Dashboards financeiros com contas a pagar e receber, fluxo de caixa, e notas fiscais faturadas;
Obrigações fiscais;
Informações para órgãos reguladores.
Tudo isso deve ser organizado adequadamente para ter em mãos referências de qualidade e dados confiáveis. A tecnologia atualmente, é uma grande aliada no processo decisório de agro distribuidores. Realizar toda a gestão de uma revenda em que as informações estão no papel ou dispersas em vários softwares acaba sendo um grande desperdício de tempo e dinheiro, além de causar um enorme desconforto no momento de consultá-las.
Acredite, ainda existem muitas revendas agrícolas e lojas agropecuárias que utilizam mais de um software para executar rotinas corriqueiras como – venda, emissão de receituário agronômico, boletos bancários entre outras.
O uso de um software específico para o agronegócio auxilia nesse controle e possibilita obter dados com agilidade e facilidade para tomar melhores decisões e elevar as chances de sucesso em seu agronegócio.
Veja como é fácil organizar suas informações em cada área de sua revenda:
Comercial
Por meio de um software de gestão (ERP) específico você pode gerenciar as operações de sua revenda agrícola de maneira segura e flexível, realizando a gestão de estoque e custos, vendas e faturamento, entradas e saídas, gerenciamento de compras, múltiplas tabelas de preços, transferências entre filiais e comissões. Gerando dashboards que facilitam a análise de informações para alinhamento da estratégia de sua agro revenda.
Financeiro
Gerenciamento de cadastro de contas bancárias, centros de custo, receitas e despesas, relação das contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, abordando ainda, relatórios gerenciais.
Fiscal
Para cumprir as obrigações fiscais, é importante ter um sistema que apure as informações referentes aos SPED’s (Sistema Público de Escrituração Digital) Fiscal e Contribuições, que atenda ainda, às regras para emissão da NF eletrônica e do Cupom Fiscal (ECF) e obter os recursos para apuração dos impostos e tributações.
Agronômico
Ter um sistema integrado, com o Compêndio eletrônico de defensivos, com geração de receituário agronômico, ficha de emergência e bulas de produtos é uma funcionalidade que atende às obrigações legais e mantém sua revenda ainda mais competitiva.
Essas são algumas das funcionalidades que você pode ter em mãos ao inserir sua revenda no meio tecnológico e investir em um software específico para o agronegócio. Todas essas funções são integradas, garantindo a facilidade de uso e precisão das informações obtidas proporcionando ao gestor realizar o controle de movimentações e tomadas de decisões estratégicas.
Como anda a organização das informações de sua revenda? Divida conosco suas experiências e dúvidas.
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