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SUA EQUIPE DE VENDAS ESTÁ ENGAJADA? SAIBA A IMPORTÂNCIA DE ALINHAR SEUS OBJETIVOS COMERCIAIS


As equipes de vendas de agronegócios estão habituadas a trabalhar com metas que devem ser alcançadas para o sucesso de seu setor. Porém, nem sempre conseguem realizar o que o gestor propõe, por uma série de motivos que podem variar entre falta de entendimento do objetivo até mesmo metas confusas ou inalcançáveis. Essa falta de alinhamento na estratégia acarreta na desmotivação da equipe e faz com que não estejam engajados no objetivo de previsão de vendas, o que se torna um desafio para o gestor e fator relevante para o sucesso do negócio.

Quer saber como engajar sua equipe e planejar as melhores estratégias de vendas para o agronegócio? Separamos algumas dicas para auxiliar você como gestor e toda a sua equipe comercial a alavancar as receitas e gerar mais lucros em sua revenda de insumos agrícolas. Confira:


Defina sua estratégia de vendas

É importante conhecer bem o seu mercado para realizar todo o planejamento adequado e definir uma estratégia clara (e coerente) de vendas. Não basta apenas ter produtos de alta qualidade e catálogo variado de serviços. Disponha de informações confiáveis e de qualidade quanto à sua revenda, contrate e treine vendedores capacitados para a função.

Os vendedores que atuam no segmento de insumos agrícolas, preferencialmente, devem possuir mais conhecimento técnico para serem capazes de gerar um atendimento de qualidade aos seus clientes. Fique atento a isso no momento da contratação, mas não se esqueça de fornecer todos os treinamentos necessários para o time, para que conheçam de fato seus produtos antes de sair a campo para vendê-los.


Estabeleça objetivos e metas claros

É importante ter metas estabelecidas, desde que elas estejam claras para a equipe. Ainda, calculadas de forma coerente, com base em dados confiáveis e não apenas em "visões de futuro" do gestor. Também não é interessante estabelecer metas que são facilmente batidas pelo time, pois isso acaba desmotivando a equipe ao invés de servir como estímulos. O interessante é estabelecer metas de curto, médio e longo prazo e deixar claro a importância de cada uma delas ser atingida.


Esteja presente nas feiras mais importantes

Essa é uma importante estratégia para alavancar suas vendas. Nas feiras maiores estão presentes agricultores respeitados e é um ótimo local para você e os membros de sua equipe fazerem contato e impulsionar seu negócio, colocando-o em evidência. Lembre-se: leve sempre alguém que esteja preparado para realizar esses contatos, para não acabar passando a imagem contrária do que gostaria de refletir.


Incentive a independência da equipe de vendas

Claro que é importante que você participe da gestão comercial do time, mas uma dica importante para melhorar o engajamento dos colaboradores é incentivar sua autogestão. Isso significa estimulá-los a serem capazes de se organizar e definir planejamentos para realizar a gestão de vendas e tomar decisões por si mesmos, da melhor maneira possível, no momento de lidar com clientes.

Isso auxilia na preparação da equipe, que não fica dependente de seu gestor e permite que você tenha maior disponibilidade para tratar de outros assuntos de interesse do negócio, além de tornar mais fácil o relacionamento de confiança entre gestor e equipe.


Com essas dicas fica mais fácil alinhar as estratégias de vendas e engajar a equipe para alavancar os resultados! Tem mais ideias para compartilhar conosco? Escreva para nós!


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